O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2025 começou oficialmente neste sábado (12), reunindo manifestações da cultura popular e grandes nomes da música brasileira. Os cortejos deram início à programação, com o objetivo de ocupar as ruas da cidade durante todos os fins de semana do evento.
A largada foi dada pela Orquestra Frevo Art, às 15h, e pelo Maracatu Leão Vencedor de Carpina, às 16h. Os grupos partiram do Relógio das Flores em direção ao Parque Euclides Dourado, passando pela Avenida Rui Barbosa e reunindo moradores e turistas ao som do frevo, maracatu e da tradição popular.
Nos próximos fins de semana, a programação contará com o Boi da Macuca no sábado (19) e o Bloco Lírico Flor da Lira de Olinda no domingo (20). Já no sábado (26), desfilam o Bloco da Saudade e a Troça Carnavalesca Mista John Travolta. Esses cortejos fazem parte da essência do FIG, levando o espírito festivo para além dos palcos e reafirmando a força da cultura pernambucana.
Festival reuniu MPB, rap, samba e manguebeat
A noite de sábado (12) também destacou a pluralidade da 33ª edição do festival, reunindo artistas de diferentes estilos no Palco Mestre Dominguinhos. Abrindo a programação, a banda garanhuense Jam 212 apresentou um repertório que transitou entre músicas românticas como “Leviana” e clássicos do rock britânico como “Wonderwall”.
Em seguida, Marcelo D2 e um Punhado de Bamba trouxeram um show que mesclou samba e rap. O artista revisitou sucessos da carreira com novos arranjos, reforçando suas raízes musicais. Zeca Baleiro foi o próximo a subir ao palco e comentou sobre o papel do festival: “O Festival é uma celebração da diversidade cultural brasileira. É um evento que faz os públicos se encontrarem, ver a música com um olhar mais abrangente”.
O cantor Hungria agitou o público com músicas como “Amor e Fé” e “Coração de Aço”. Durante sua apresentação, o prefeito Sivaldo Albino anunciou que Hungria e a banda Jota Quest já estão confirmados para a edição de 2026. Encerrando a noite, a Nação Zumbi levou o manguebeat ao público, misturando grandes sucessos e marcando o início da turnê europeia em comemoração aos 30 anos do disco “Da Lama ao Caos”.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também acompanhou a noite de shows. Em entrevista, afirmou: “Estamos trabalhando por uma série de investimentos de até R$ 20 milhões para o aeroporto de Garanhuns, buscando estimular os voos noturnos”.
Programação continua neste domingo com pagode
Neste domingo (13), o FIG terá uma noite dedicada ao pagode, com apresentações das bandas Sambar e Love, Amor Eterno, Sorriso Maroto e do cantor Dilsinho, encerrando o primeiro fim de semana do festival.
O Festival de Inverno de Garanhuns segue até o fim do mês, reafirmando seu papel como o maior festival multicultural da América Latina.
Veja também: