O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, lançou, nesta terça-feira (08), o projeto “Transformação Digital, do Zero ao Infinito”, voltado à modernização dos serviços públicos. A proposta tem como objetivo aumentar a eficiência administrativa e reduzir a fragmentação operacional, por meio da digitalização de processos, uso de inteligência artificial e capacitação de servidores.
Entre as metodologias adotadas estão o First Principles Thinking (pensamento por primeiros princípios), técnicas de nudge (estímulo comportamental) e gamificação com base no modelo Octalysis, voltadas a estimular a produtividade e a proatividade dos quadros técnicos da Prefeitura.
Com duração prevista de 12 meses, o plano de consultoria prevê capacitações em áreas como pensamento exponencial, design thinking, ciências comportamentais e inteligência artificial generativa. A ação também contempla a criação de um cadastro único municipal, além de um censo de serviços públicos para identificação de demandas e definição de prioridades.
Carlos Santana diz que projeto é marco
“Não temos poupado esforços para integrar tecnologia e processos para melhorar a prestação de serviços à comunidade. O lançamento deste projeto é um marco e representa nosso compromisso com a Ipojuca do futuro”, afirmou o prefeito Carlos Santana.
A estratégia também inclui a construção de uma plataforma multicanal – com versões web e para dispositivos móveis – para centralizar o acesso aos serviços da Prefeitura. O sistema terá um módulo de digitalização sem necessidade de programação e o código-fonte será disponibilizado para o município, garantindo autonomia e possibilidade de evolução tecnológica futura.
Atendimento automatizado e integração por IA
Está prevista ainda a implementação de um sistema multiagente com atendimento automatizado via WhatsApp, além de uma ferramenta de inteligência artificial treinada com base na carta de serviços municipal. A tecnologia permitirá interações por texto e áudio, com foco na ampliação do suporte ao cidadão.
Outras medidas incluem a criação de instrumentos legais para institucionalizar a política de transformação digital e a prestação de assessoria jurídica, além de um sistema de monitoramento e avaliação contínua dos resultados obtidos ao longo do processo.
“Vamos promover uma transformação cultural e organizacional, incentivando o engajamento dos servidores e aprimorando o ambiente de trabalho. Isso vai beneficiar todos os cidadãos do Ipojuca, oferecendo serviços mais ágeis, transparentes e adaptados às suas necessidades”, concluiu o gestor.
Veja também:
Carlos Santana destaca parceria estratégica com entre Ipojuca e Suape