Carlos Veras aposta na vitória e defende PT forte e plural em Pernambuco

Carlos Veras é o favorito para vencer a disputa do PED e se tornar o presidente do PT em Pernambuco

Presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa, e o deputado federal Carlos Veras, candidato à presidência estadual do partido, participaram neste domingo (6), no Recife, do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT. Também acompanharam o momento os deputados estaduais João Paulo e Rosa Amorim, além da vereadora do Recife, Kari Santos.

Após votar em seu colégio eleitoral, Carlos Veras afirmou estar confiante na vitória. “Acreditamos em nossa vitória em razão de nossa construção coletiva, que reúne um grande e amplo conjunto de lideranças partidárias, sindicais e sociais, que se farão representar nas urnas hoje para a afirmação de um PT forte, unido e popular”, declarou.

Carlos Veras defende protagonismo do PT

O parlamentar também apresentou diretrizes para sua gestão nos próximos quatro anos, caso eleito. “Vamos realizar uma gestão ampla e plural com o fortalecimento das bases, protagonismo do PT no estado de Pernambuco e reeleição do presidente Lula para seguir avançando na democracia e na justiça social”, concluiu.

Durante a votação, Humberto Costa destacou o PED como um marco da democracia interna petista. “O PT nasceu com o compromisso de defender a democracia e a participação popular. Hoje é dia de eleição direta, um momento fundamental que mobiliza nossa militância e fortalece a organização do partido. Não é por acaso que o PT é o maior partido da América Latina”, afirmou.

Mais de 2,9 milhões de filiados aptos a votar

De acordo com o Sistema de Filiação (Sisfil) do PT, 2.959.823 filiados e filiadas estavam aptos a votar no primeiro turno das eleições internas. O PED garante que os próprios filiados escolham, por voto direto, seus dirigentes nos níveis municipal, estadual e nacional. O processo respeita critérios de paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens), e reserva ao menos 20% das vagas para jovens com menos de 30 anos, pessoas negras ou indígenas, tanto nas chapas quanto nas instâncias de direção.

O resultado oficial da eleição estadual em Pernambuco está previsto para ser divulgado até esta segunda-feira (7), às 14h. Se houver necessidade de segundo turno, a nova etapa ocorrerá em 20 de julho.

Veja também:

Carlos Veras defende fortalecimento da base no PT-PE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp