Diego Cabral é eleito vice da comissão nacional de prevenção a desastres

Diego Cabral, prefeito de Camaragibe, é eleito vice-presidente da CASD, comissão da FNP que atua em políticas públicas para prevenção de desastres climáticos

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, foi eleito vice-presidente da Comissão Permanente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (CASD), da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A comissão é voltada a municípios com população superior a 80 mil habitantes. Cabral atuará no biênio 2025-2027 ao lado do prefeito de Salvador (BA), Bruno Reis, que ocupará a presidência do grupo.

Criada em 2022 após a tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis (RJ), a CASD reúne gestores de todas as regiões do país para acompanhar e influenciar políticas públicas voltadas à adaptação urbana, gestão de riscos e prevenção de desastres. A formação do colegiado ocorre diante do aumento da frequência e da intensidade de eventos climáticos extremos, como enchentes e estiagens.

Diego destaca papel da comissão

Segundo Diego Cabral, cerca de 80% da área de Camaragibe é composta por morros, com diversas áreas de risco. “Desde que foi criada, a CASD tem um papel fundamental na prevenção de acidentes, com a troca de experiências entre cidades brasileiras e articulação com o Governo Federal. Agradeço a confiança dos colegas prefeitos. Ao lado de Bruno Reis, acredito que entregaremos resultados eficientes”, afirmou.

O prefeito também alertou para o agravamento dos eventos climáticos no Brasil, citando a importância de fortalecer a resiliência urbana por meio da cooperação entre municípios, Governo Federal e órgãos especializados. “Anualmente, um número crescente de cidades é afetado por desastres naturais. Esse cenário tende a se intensificar com as mudanças climáticas globais”, destacou Diego Cabral.

Atuação política e produção de conhecimento

A CASD não atua diretamente em situações emergenciais, mas promove articulação institucional, troca de informações e estratégias preventivas. Entre as prioridades da comissão estão prevenção de desastres, recomposição orçamentária, apoio emergencial e revisão de marcos legais.

Para fortalecer a atuação técnica da comissão, o grupo conta com o apoio do WRI Brasil (World Resources Institute), instituição internacional de pesquisa voltada à promoção de soluções sustentáveis para as cidades. “A CASD também produz conteúdos técnicos para apoiar as gestões locais. Essa produção fortalece a articulação política e aprimora a capacidade institucional dos municípios”, disse Cabral.

Entre as ações previstas para o biênio 2025-2027 estão a construção de um guia para prefeitos, a criação de uma plataforma digital com boas práticas, análises de impacto das altas temperaturas na saúde, articulações para a COP 30 e o debate sobre a modernização do sistema de monitoramento meteorológico nacional.

“A CASD tem um papel fundamental de segurança nas cidades brasileiras que enfrentam dificuldades no período do inverno. É uma honra contribuir com a melhoria de Camaragibe e de outros municípios”, concluiu o prefeito.

Veja também:

Diego Cabral entrega obras dos 100 primeiros dias de gestão e transforma Camaragibe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp