Raquel acolhe imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Campo das Princesas

Imagem do Círio de Nazaré é recebida por Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas e segue em exposição no Recife até o fim de julho foto Yacy Ribeiro_Secom 5

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi acolhida nesta terça-feira (1º) pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas. Símbolo do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do país, a imagem ficará exposta ao público no Recife até 31 de julho, antes de seguir em peregrinação por outras capitais.

A solenidade de acolhimento contou com bênção conduzida pelo reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Cidmário Bezerra. A vice-governadora Priscila Krause também participou do ato religioso, que reuniu servidores e visitantes na sede do Executivo estadual.

“Nós somos um povo muito resiliente, de muita fé e de muita devoção, e só posso agradecer pela oportunidade de receber Nossa Senhora de Nazaré, para que ela possa abençoar todo o povo de Pernambuco. Nós temos trabalhado muito no resgate do patrimônio histórico do nosso Estado, para permitir que a fé do nosso povo seja respeitada, que a história do nosso povo seja contada por meio da devoção. Nós, que estamos no governo, temos que sempre exercitar a nossa fé para que tudo aquilo que façamos seja o que vai favorecer aos que mais precisam”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Antônio Sousa, acompanhou a visita da imagem.

“Com Nossa Senhora de Nazaré começamos esse trabalho de peregrinações, porque o Círio cresceu muito. A devoção mariana, para nós, é uma missão constante, que mostra que a fé em Nossa Senhora é o melhor caminho para melhorarmos nossas vidas e nossas condições. Aqui no Recife, para nós, não foi surpresa, mas uma confirmação: o povo nordestino tem um afeto e uma devoção ainda mais intensa por Maria”, declarou.

Imagem integra exposição no Cais do Sertão

Após a passagem pelo Palácio, a imagem seguiu para o Centro Cultural Cais do Sertão, onde integra a exposição Caminhos para Belém – o amor que flui como água, do fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena. A mostra reúne imagens documentais que retratam a jornada de romeiros e promesseiros até Belém do Pará, durante o Círio, celebrado no segundo domingo de outubro.

Antes de chegar ao Palácio, a imagem passou pelo Morro da Conceição, na segunda-feira (30), e pela Igreja de São Bartolomeu, na Bomba do Hemetério, na manhã desta terça-feira (1º).

“A acolhida no Recife, em Pernambuco, foi maravilhosa ontem à noite, no Morro da Conceição. Nós vimos a população tão próxima da imagem peregrina, algo que não acontece em Belém. Vimos um santuário lotado, todos pedindo e agradecendo por aquele momento, isso mostra a fé que vibra aqui em Pernambuco. E é uma fé que está em consonância com a fé do Pará. E a exposição Caminhos para Belém retrata exatamente isso, a fé dos que saem dos mais diversos cantos do Pará e vão até Belém para esse encontro com a Nossa Senhora. É isso o que move o Círio, a fé nas pessoas e a fé das pessoas”, disse o fotógrafo Alexandre Baena.

“Receber a mãe é receber sempre no coração dela o amor do filho, porque Maria quer portar sempre no seu coração a graça do seu filho para todos nós. Recebemos esta bela imagem de Nossa Senhora, que tem tantos títulos, mas o mais belo é este: a Virgem de Nazaré, porque é esse título que simboliza que o filho aprendeu com a mãe a sempre cuidar do povo”, declarou Frei Cidmário Bezerra.

A imagem seguirá em peregrinação por outras capitais brasileiras antes de retornar ao Pará. O Círio de Nazaré foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan em 2004 e, em 2013, como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Veja também:

Festa do Morro da Conceição inicia sua 120ª edição com grande demonstração de fé

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp