O novo sistema viário do Cais José Estelita, no Recife, entra em funcionamento a partir das 7h desta quarta-feira (2). Com a mudança, as pistas originais da Avenida Engenheiro José Estelita, nos dois sentidos, serão fechadas de forma definitiva. A medida ocorre com o início das obras de construção de um parque urbano com dez hectares de área pública no local.
O fluxo de veículos será direcionado para as seis faixas criadas na área adjacente ao empreendimento imobiliário instalado no Cais — três no sentido Zona Sul-Centro e três no sentido Centro-Zona Sul. As duas avenidas paralelas substituem o antigo traçado. A via no sentido Centro-Zona Sul, que passa ao lado do futuro Parque da Memória Ferroviária, recebeu o nome de Avenida Senador Francisco Pessoa de Queiroz.
De acordo com o prefeito do Recife, João Campos, o novo sistema foi viabilizado a partir de contrapartidas do setor privado. “Tem mais de R$ 120 milhões em obra que o privado está fazendo para fins de utilização pública, que foi uma pactuação do projeto aprovado pela Prefeitura. A partir de amanhã será liberado esse novo viário e já será iniciada a construção de um dos novos parques da cidade para essa área”, declarou.
O trecho que liga o Centro à Zona Sul passará a desviar o tráfego para a nova via logo após os armazéns do Cais. No sentido contrário, a mudança ocorre após o Cabanga Iate Clube. Retornos entre quadras foram instalados para facilitar a redistribuição do tráfego, reduzindo deslocamentos desnecessários.
Estelita terá novas ciclovias e calçadas
Além das faixas de rolamento, o sistema conta com ciclovias, calçadas mais largas e niveladas, além de travessias elevadas. Quando o novo parque for entregue, está previsto o prolongamento da Avenida Dantas Barreto, criando um eixo direto entre a Praça da República e a orla marítima, com travessia para pedestres ao nível da calçada.
Segundo a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, o novo traçado “traz um novo tratamento para a mobilidade ativa, através da criação de novas calçadas, travessias elevadas e novas ciclovias”. As intervenções viárias foram custeadas pelos empreendedores do projeto imobiliário, com investimento de R$ 50 milhões.
Nos primeiros dias de operação do novo sistema, agentes e orientadores de trânsito da CTTU atuarão no local para orientar condutores e pedestres.
Veja também: