O Governo de Pernambuco realizou nesta quinta-feira (22), em Caruaru, a segunda edição do Feirão de Empregos no município. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), o evento contou com a participação de 25 empresas que disponibilizaram, juntas, 726 oportunidades de trabalho em diferentes setores da economia local.
As vagas foram destinadas tanto a profissionais em busca da primeira oportunidade quanto àqueles que buscam reinserção no mercado. A ação ocorreu às vésperas do São João de Caruaru, período marcado pelo aumento de empregos temporários na região.
Raquel cita avanço do emprego
Durante a abertura do evento, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, destacou o avanço do emprego formal no estado. “Desde 2023, mais de 100 mil carteiras de trabalho foram assinadas, sem contar os nossos projetos de empreendedorismo, como o Bora Empreender e a entrega de crédito por meio da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). Isso fez com que, no ano passado, fôssemos o Estado onde a renda média mais cresceu, saímos de cerca de R$ 1.800 para R$ 2.200. Isso não é fruto do acaso, é fruto de muito trabalho, compromisso e de parcerias”, afirmou.
Triagem prévia ampliam impacto da ação
Para participar do Feirão, os candidatos precisaram retirar previamente uma carta de encaminhamento na Casa do Trabalhador de Caruaru. Cada participante pôde concorrer a até três vagas, de acordo com o seu perfil profissional.
Além das entrevistas de emprego, foram oferecidos serviços complementares como orientação profissional, o Cabide Solidário — com doações de roupas adequadas para entrevistas — e o Espaço Bora Empreender Itinerante, com atendimento a pequenos empreendedores e informações sobre microcrédito.
Secretário aponta foco na qualificação para o mercado
O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, afirmou que a ação busca equilibrar as demandas das empresas com as necessidades dos trabalhadores. “O Feirão dá oportunidades a todos os que estão procurando emprego e também às empresas que muitas vezes têm uma certa dificuldade de encontrar empregados. Estamos cada vez mais direcionando o trabalho de capacitação e qualificação para atender tanto as necessidade das empresas quanto de quem procura emprego”, disse.
O gestor de Recursos Humanos da Asces Unita, João Batista, também esteve no evento e ressaltou seu impacto. “Estamos no Feirão não somente para oferecer vagas de emprego, estamos oferecendo perspectiva de vida. O ser humano precisa de sonhos e objetivos, tenho certeza que todos que estão aqui esperam essa oportunidade”, afirmou.
Presenças institucionais reforçam apoio à iniciativa
Participaram do evento a vice-governadora Priscila Krause, os secretários estaduais Eduardo Vieira (Chefia de Gabinete), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Juliana Gouveia (Mulher), além do superintendente do INSS para o Nordeste, Caio Maia. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta, e os vereadores Aline Nascimento, Raminho Xavier, Ricardo Liberato, Tafarel e Mery da Saúde.
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, comentou sobre a realização do evento no contexto das festividades juninas. “Quando começa o período junino, aumenta a quantidade de empregos temporários em vários setores. Este evento vem alavancar e consolidar cada vez mais essa pujança econômica do nosso município e a gente fica feliz, porque sabemos que é uma ação que dá resultado concreto”, declarou.
Veja também:
Pernambuco se consolida na geração de emprego, com 123,7 mil postos em 2 anos