Raquel entrega UTI pediátrica em Garanhuns

A governadora Raquel Lyra entregou a UTI no Hospital Dom Moura, que amplia rede de cuidados intensivos infantis no Agreste e atenderá 21 municípios da região Foto: Janaína Pepeu/Secom

Com cinco leitos de internação, incluindo um para isolamento, foi inaugurada a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, no Agreste Meridional. A estrutura recebeu investimento de R$ 350 mil do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e começa a funcionar nesta quinta-feira (22).

A abertura da UTI reforça o processo de regionalização da saúde pública no Estado e oferece suporte intensivo a crianças residentes em Garanhuns e nos outros 20 municípios da região. O atendimento será realizado por equipe multiprofissional em espaço que inclui sala de preparo de medicação, dois postos de enfermagem, área de repouso para a equipe assistencial, sala de estar médico e três banheiros.

UTI proporcionará menor deslocamento

A governadora Raquel Lyra destacou que os leitos permitirão a ampliação do atendimento especializado infantil fora do Recife e Caruaru, reduzindo a necessidade de deslocamentos para essas cidades. “Temos a alegria de entregar cinco leitos de UTI pediátrica para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Esta é uma área de referência para quase 800 mil pessoas, que passarão a ser atendidas mais perto de casa. Antes desse espaço, as crianças precisavam ser deslocadas para outras cidades, como Caruaru e Recife. Agora, elas serão cuidadas próximas de suas famílias. Esse é um trabalho de regionalização e de descentralização do atendimento em UTIs pediátricas e, de maneira geral, do setor de pediatria no nosso Estado”, afirmou.

A vice-governadora Priscila Krause reforçou o caráter estratégico da entrega. “Esta é uma entrega fundamental. Foi uma luta de muitos, por muito tempo. Em dois anos e cinco meses, a gente está fazendo o que ninguém fez antes, entregando para essa região aquilo que foi muito falado, mas nunca foi feito. Isso significa compromisso, responsabilidade e capacidade de fazer”, declarou.

Região já recebeu novos leitos pediátricos

Segundo a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, a nova UTI pediátrica em Garanhuns soma-se a outras entregas recentes em municípios do interior. “Foram entregues UTIs pediátricas em Petrolina, Ouricuri, Araripina, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e em Caruaru. Hoje, estamos aqui entregando uma solicitação antiga da população, esperada há muitos anos, e que atender os 21 municípios do Agreste”, afirmou.

A diretora-geral do HRDM, Luciana Santos, ressaltou que a instalação dos novos leitos responde ao crescimento da demanda por internações intensivas na região. “Esses leitos foram contactados com a Secretaria de Saúde para suprir a necessidade da nossa região. Nós abrangemos 21 municípios. Com o crescimento populacional, vimos a necessidade de uma UTI na nossa unidade, haja visto o número de transferências dessas crianças para as redes das cidades, tanto de Caruaru quanto do Recife”, explicou.

Rede hospitalar da região passa por expansão

Com a nova UTI pediátrica, o HRDM amplia o perfil de atendimento de alta complexidade. A unidade já possui 168 leitos voltados a casos graves, especialmente doenças respiratórias. A expectativa é que dezenas de crianças sejam atendidas mensalmente no novo setor.

A entrega ocorre após a inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, que realizou 100 partos na primeira semana de funcionamento. Também está em andamento o processo licitatório para o Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, que contará com 269 leitos.

A visita da governadora ao HRDM contou com a presença do secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; dos deputados federais Fernando Rodolfo e Doriel Barros; dos prefeitos Matheus Martins (Terezinha) e Rivanda Freire Lima (Jupi); além do deputado estadual Izaías Régis, que comentou: “O significado dela é tão imenso que eu não sei calcular o tamanho do benefício que está trazendo para a nossa cidade, um município da região do Agreste Meridional onde moram 800 mil pessoas”.

Veja também:

Raquel entrega Hospital da Mulher, que atenderá 50 municípios do Agreste

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp