Pernambuco inaugura 201ª Cozinha Comunitária em Riacho das Almas

Governo de Pernambuco inaugura a 201ª Cozinha Comunitária em Riacho das Almas. Unidade integra o Programa Bom Prato

A cidade de Riacho das Almas passou a contar, nesta quarta-feira (21), com a segunda unidade da Cozinha Comunitária de Pernambuco. A estrutura integra o Programa Bom Prato, voltado ao enfrentamento da insegurança alimentar em Pernambuco. Com a nova instalação, o Estado soma 201 cozinhas comunitárias em operação, sendo 146 implantadas desde o início da atual gestão, em janeiro de 2023. A unidade recebeu o nome de Cozinha Comunitária Maria Cursino da Silva, homenagem à empreendedora popularmente conhecida como Dona Menininha.

A nova unidade é a 21ª inaugurada em 2025, ano em que o governo estadual vem intensificando a meta de ampliar o acesso a refeições gratuitas em áreas vulneráveis. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, a cozinha oferece almoço e jantar em dias alternados: o almoço é servido das 7h às 13h nas segundas, quartas e sextas-feiras, e o jantar, das 11h às 17h, às terças e quintas-feiras.

Pernambuco faz aporte inicial e repasses mensais

FpernamCada unidade do programa recebe um aporte inicial de R$ 50 mil do Governo de Pernambuco para aquisição de equipamentos e estruturação. O custeio mensal é feito por meio de cofinanciamento estadual, com repasse fixo de R$ 20 mil por cozinha. Desde sua criação, o Programa Bom Prato já distribuiu mais de 13,7 milhões de refeições em todo o estado.

O secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, afirmou que a nova estrutura contribui para ampliar o acesso a alimentos nutritivos. “A inauguração desta cozinha representa um passo significativo em nossa luta contra a fome e na promoção da segurança alimentar em Riacho das Almas. Este equipamento não é apenas um local para fornecer refeições, mas um espaço de acolhimento e dignidade para a população. Com ela, estamos garantindo que mais pessoas tenham acesso a alimentos nutritivos e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social e o bem-estar da comunidade”, declarou.

As cozinhas comunitárias são equipamentos públicos que integram a política estadual de segurança alimentar e nutricional. Elas atendem prioritariamente famílias em situação de vulnerabilidade, com foco na oferta de refeições balanceadas e no estímulo à alimentação saudável.

Veja também:

Raquel inaugura Cozinha Comunitária Vila do Aeroporto, em Caruaru

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp