O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, suspendeu, nesta terça-feira (20), todas as atividades não essenciais no município, incluindo as aulas da rede municipal, após registrar o maior volume de chuva de Pernambuco nas últimas 24 horas. A decisão foi tomada em razão do Estado de Alerta instaurado no município para minimizar riscos à população.
Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nas últimas 24 horas, o acumulado chegou a 184 milímetros até as 8h da manhã, superando a média histórica de precipitação esperada para todo o mês de maio, que é de 175 mm no município.
Defesa Civil do Cabo mobilizada
As equipes da Defesa Civil, agentes de limpeza urbana e trânsito iniciaram as ações emergenciais ainda na madrugada. O prefeito Lula Cabral afirmou que o efetivo da Guarda Municipal e das secretarias envolvidas foi colocado em prontidão para enfrentar os efeitos do temporal.
“A média de chuvas para todo o mês de maio aqui no Cabo é de aproximadamente 175 milímetros. Já superamos esse total, com 184 mm acumulados nas últimas 24h. A situação é ainda mais preocupante quando somamos o volume de chuva dos últimos três dias, que já ultrapassou 249 mm. Para se ter uma ideia da gravidade, de julho a dezembro do ano passado, no Recife, o total de chuvas foi de 278 mm. Nossa preocupação maior é garantir a segurança de nossa população e por isso suspendemos as aulas e todos os serviços não essenciais e colocamos de prontidão, nas ruas, todo o nosso efetivo da Defesa Civil, Guarda Municipal e Limpeza Urbana”, declarou Lula Cabral.
Atendimento funciona 24 horas
A Defesa Civil do Cabo pode ser acionada a qualquer momento pelo telefone 0800 281 8531. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), novas chuvas são esperadas para a Região Metropolitana nos próximos dias, o que mantém o alerta em todo o litoral sul do estado.
Foto: Pedro Batista/Divulgação
Veja também:
Prefeitos do Cabo e Jaboatão iniciam obras de macrodrenagem no Canal Pontezinha-Curcurana