O Governo de Pernambuco concluiu a requalificação completa do Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. A entrega ocorreu durante cerimônia religiosa na noite desta terça-feira (20), marcada por um rito de dedicação da igreja e do novo altar. O espaço, interditado desde o desabamento do teto em agosto de 2024, volta a receber fiéis com estrutura restaurada e reforço na segurança.
Durante a celebração, a governadora Raquel Lyra destacou o compromisso do Estado com a reconstrução do templo religioso. “Hoje entregamos o que nos comprometemos a devolver à sociedade, às pessoas que são devotas de Nossa Senhora da Conceição, que tanto cuida do povo recifense e pernambucano”, afirmou.
A missa solene foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e concelebrada pelo reitor do santuário, padre Emerson Borges. Também participaram da cerimônia a vice-governadora Priscila Krause, o prefeito do Recife, João Campos, e autoridades religiosas e civis.
Investimento e execução
Para viabilizar a obra, o Estado firmou um Termo de Fomento com a Arquidiocese de Olinda e Recife em setembro de 2024, menos de 30 dias após o desabamento. O valor total do investimento foi superior a R$ 5 milhões, utilizados na reconstrução do telhado, reforma do altar, substituição do piso, climatização, iluminação, novos bancos e recuperação do forro.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, o processo de reconstrução priorizou agilidade e respeito à identidade do espaço. “Com menos de 30 dias da tragédia, assinamos o termo de fomento que permitiu a transferência dos recursos para a arquidiocese. Fizemos o telhado, garantimos a festa da Imaculada e seguimos com todo o restante: altar, piso, iluminação, bancos, forro, climatização. Devolvemos ao povo um espaço de fé, cultura e identidade”, afirmou.
O desabamento do teto do templo ocorreu em agosto de 2024 e resultou na morte de duas pessoas: Antônio José dos Santos e Maria da Conceição de França Pinto. Outras 25 ficaram feridas. A nova estrutura conta com um espaço de homenagem às vítimas, preservando a memória dos fiéis atingidos.

Raquel lembra episódio no morro
Durante a cerimônia, a governadora Raquel Lyra lembrou o episódio e prestou solidariedade às famílias. “Infelizmente duas pessoas não conseguiram sobreviver e eu sou solidária, como governadora e como mãe, a todas as famílias. Mas é tempo de olhar para frente. Hoje podemos entregar uma igreja totalmente restaurada, que simboliza também a restauração dessa comunidade e da fé do nosso povo”, declarou.
Significado para a comunidade
A reabertura do templo representa a retomada das celebrações na área interna do santuário e o reencontro da comunidade com um dos principais símbolos religiosos do Estado. O arcebispo dom Paulo Jackson ressaltou o valor da recuperação do espaço para os fiéis. “Vivemos as dores da perda de duas pessoas, 25 pessoas feridas, um santuário com o teto destruído. Agora, recebemos de volta o nosso santuário, que é um símbolo profundo da fé do nosso povo do Recife e de todo o Estado”, afirmou.
O padre Emerson Borges também comentou o simbolismo do momento. “A alegria é muito grande. Até hoje, nenhuma missa havia sido celebrada neste novo altar, então ele foi sagrado com óleo e depois a igreja também foi sagrada com as quatro cruzes que tem dentro dela.”
A vice-governadora Priscila Krause também participou da solenidade. “Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco entrega, num prazo de apenas nove meses, o Santuário do Morro da Conceição todo restaurado aos recifenses e a todos os pernambucanos também. Essa obra é um marco na nossa gestão”, disse.
Veja também:
Raquel entrega nova coberta do Santuário do Morro da Conceição