Gripe aviária leva Alepe sabatina do nomeado para a Adagro

Representantes da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), foram recebidos pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, que marcou a sabatina na Adagro Foto Giovanni Costa Alepe

A crise provocada pela gripe aviária levou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a antecipar a sabatina do médico veterinário Moshe Dayan Fernandes de Carvalho, indicado ao cargo de presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro). A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) realiza a sabatina nesta quarta-feira (21), às 9h30, em reunião extraordinária. A votação no plenário está prevista para o período da tarde.

A decisão foi tomada após reunião da presidência da Alepe com representantes da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), realizada na terça-feira (20). Participaram do encontro o presidente da Avipe, Giuliano Malta, o vice-presidente, Carlos Henrique Albuquerque, e o próprio Moshe Dayan. Eles foram recebidos pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, pelo primeiro-secretário, deputado Francismar Pontes, pelo presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa, além dos deputados Rodrigo Farias e Mário Ricardo.

Segundo o presidente da Alepe, a decisão de agilizar a tramitação da indicação para a Adagro foi motivada pelos impactos econômicos da doença no setor avícola. “A crise vivida pelo setor culminou, nesta terça, com o cancelamento de importações de aves brasileiras por parte de mais de 30 países, gerando prejuízo à balança comercial”, afirmou Álvaro Porto. “Diante da gravidade do contexto, nos reunimos com o presidente da CCLJ e avaliamos que é fundamental acelerar o processo.”

O presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa, destacou o caráter emergencial da indicação para a Adagror. “Por se tratar de uma questão de saúde pública, a Casa tem atuado para agilizar os protocolos e permitir que a Adagro atue com mais efetividade em defesa do setor”, disse. “Tomamos essa decisão conjuntamente com o colegiado da comissão e a presidência da Alepe.”

Indicado para a Adagro tem experiência na área

Moshe Dayan Fernandes de Carvalho tem 57 anos e longa atuação nas áreas de produção agropecuária, gestão rural e políticas públicas voltadas ao campo. Produtor de leite e pecuarista, é especialista em laticínios e gestão da indústria de derivados.

Trabalhou por 18 anos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sendo seis como gerente da Unidade Regional de Garanhuns, onde liderou iniciativas voltadas à agricultura familiar e ao agronegócio. Atuou como consultor do setor de leite e derivados, foi secretário de Agricultura do município de Pedra entre 2021 e 2022, e desde 2023 exerce a função de assessor parlamentar no gabinete da deputada estadual Débora Almeida, com foco em temas ligados ao setor agropecuário.

Veja também:

Pernambuco é reconhecido como estado livre de aftosa sem vacinação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp