O Governo de Pernambuco firmou parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para ampliar o acesso ao microcrédito e à qualificação profissional no Estado. A iniciativa é voltada a pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social, com foco em beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e prioridade para mulheres, jovens, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais.
A assinatura do protocolo ocorreu nesta sexta-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da vice-governadora Priscila Krause, que representou a governadora Raquel Lyra. Também foi formalizado um protocolo de intenções entre a União e representantes de entidades privadas e religiosas em Pernambuco.
Programa Acredita chega a Pernambuco
A parceria integra o programa federal Acredita no Primeiro Passo, criado para fomentar inclusão produtiva por meio de crédito facilitado, qualificação e assistência técnica. Em Pernambuco, a ação será operacionalizada pela Agência de Fomento do Estado (AGE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe).
O acordo tem vigência até 31 de dezembro de 2026, podendo ser prorrogado.
“Essa assinatura é muito importante porque vai no mesmo caminho das políticas que desenvolvemos com base nos objetivos de capacitação profissional, acesso ao emprego e à educação empreendedora. O Acredita no Primeiro Passo chega em boa hora, fortalecendo e ampliando as possibilidades de crédito e microcrédito já oferecidas pela AGE, como o Bora Empreender”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.
Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o programa visa oferecer suporte integral à população vulnerável.
“Por meio do programa, nós temos a responsabilidade de dar as mãos a quem está no Bolsa Família, no CadÚnico, através da qualificação para o emprego, com assistência técnica, fundo garantidor e financiamento com taxas baixas”, disse.
Oferta de microcrédito e qualificação profissional
A diretora da AGE, Angella Mochel, detalhou que a agência atuará na concessão de microcrédito produtivo e orientado. Esse tipo de crédito tem como objetivo financiar pequenos negócios com acompanhamento técnico e juros reduzidos.
“Vamos trabalhar todo o procedimento de melhores tarifas e podemos vincular à linha atual do Bora Empreender e do Bora Empreender Mulher, que já atua com tarifas muito especiais. É muito importante esse tipo de posicionamento porque você chega próximo das pessoas que mais precisam”, afirmou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, destacou que a parceria amplia o acesso de quem nunca teve oportunidades anteriores.
“É uma parceria que beneficia aqueles que mais precisam, que nunca tiveram crédito ou emprego. Fazemos isso por meio da qualificação, do investimento e da atenção”, declarou.
Pernambuco participa da Semana S
Ainda na sexta-feira (16), a vice-governadora participou do CNC Innovation Day, parte da Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Recife Expo Center, bairro de São José. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, reuniu representantes do setor produtivo para discutir inovação, qualificação e sustentabilidade no comércio.
“O Sistema S e a Fecomércio têm grande importância no desenvolvimento social de Pernambuco, tanto por integrar cadeias produtivas como o comércio, serviços e turismo, quanto por promover ações de responsabilidade social e qualificação profissional”, afirmou Priscila Krause.
Participação institucional
Estiveram presentes no evento os deputados estaduais João de Nadegi e Mário Ricardo; o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba; os secretários executivos da Ciência, Tecnologia e Inovação, Tereza Maciel e Kennys Bonatti; o prefeito de Aliança, Pedro Freitas; o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Bernardo Peixoto; o superintendente do Sebrae, Murilo Guerra; e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
Foto: Américo Nunes/vice-governadoria
Veja também:
Governo avança em obras habitacionais e segurança alimentar no interior