A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes definiu, neste sábado (17), uma estratégia emergencial diante da previsão de fortes chuvas nas próximas 72 horas na Região Metropolitana do Recife. A medida foi anunciada após reunião entre o prefeito, Mano Medeiros, a equipe da Defesa Civil e secretários municipais.
Dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o volume diário de chuvas pode variar entre 150 mm e 200 mm até a próxima terça-feira (20) em Jaboatão.
Jaboatão tem 26 abrigos
Para reduzir os impactos sobre a população, equipes de voluntários da Defesa Civil visitarão residências localizadas em áreas consideradas críticas. O objetivo é orientar os moradores sobre a necessidade de saída temporária para casas de parentes ou, caso não seja possível, para os 26 abrigos estruturados pela Prefeitura.
Segundo o prefeito Mano Medeiros, “o nosso objetivo é informar às pessoas sobre a previsão de chuvas que estão para ocorrer. Estamos agindo com muita precaução e cuidado para salvar vidas”. Ele acrescentou que os abrigos disponibilizados estão prontos para receber os desalojados: “Caso eles não tenham essa opção, estamos disponibilizando 26 abrigos bem equipados para recebê-los”.
Atualmente, 211 mil pessoas vivem em 161 áreas classificadas como críticas pela Defesa Civil do município.
Atendimento 24 horas
As áreas de risco foram divididas em dois grupos para facilitar a logística de atendimento e visitas. De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, Elton Moura, a ação será orientada por uma abordagem educativa. “Estamos fazendo um trabalho preventivo para cuidar da vida das pessoas. A união de todas as secretarias nesse momento mostra que Jaboatão está forte para minimizar ao máximo possível os danos que a chuva pode causar”, afirmou.
O atendimento da Defesa Civil funcionará 24 horas nos próximos dias, em estado de alerta. Os moradores podem entrar em contato pelos telefones 0800 281 2099 e (81) 99195-6655.
Foto: Chico Bezerra/PMJG
Veja também: