Suape amplia capacidade de GNL com nova unidade flutuante

A governadora Raquel Lyra assinou o contrato com multinacional para instalação de unidade flutuante de regaseificação no Porto de Suape

Contrato assinado nos Estados Unidos entre a OnCorp e uma multinacional assegura a instalação de uma Unidade Flutuante de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (FSRU) no Complexo Industrial Portuário de Suape. O equipamento amplia a capacidade de armazenamento e reforça a oferta de gás natural no Nordeste. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), durante missão internacional da comitiva do Governo de Pernambuco, liderada pela governadora Raquel Lyra, em Nova York.

Segundo a governadora, o acordo representa um avanço na consolidação de Pernambuco como polo energético regional. “A assinatura deste contrato é um passo histórico para a consolidação de Pernambuco como polo energético do Nordeste. O Terminal de Suape será um diferencial estratégico na matriz energética do Brasil, e a parceria da OnCorp, junto com a Shell, é a prova de que estamos prontos para receber grandes investimentos e gerar desenvolvimento sustentável para o nosso povo”, declarou Raquel Lyra.

Terminal multiusuário fortalece infraestrutura de Suape

A parceria entre a OnCorp e a empresa estrangeira, especializada em plataformas marítimas, viabiliza o uso da unidade flutuante como componente essencial da operação do terminal. A FSRU permitirá o recebimento, armazenamento e regaseificação do GNL para comercialização, o que fortalece Suape como o primeiro terminal multiusuário de GNL do país.

O diretor-presidente da OnCorp, João Guilherme Mattos, destacou que a nova unidade tem capacidade superior à projetada inicialmente. “Este acordo é resultado de um trabalho técnico rigoroso e de uma articulação estratégica com nossos usuários que vêm sendo construída no último ano. A FSRU contratada terá uma capacidade de armazenamento superior ao previsto inicialmente, o que amplia a eficiência do terminal e contribui para o aumento da oferta de gás natural no Nordeste. Este equipamento servirá para estimular a modicidade tarifária, fomentando a atração de novos investimentos industriais para Pernambuco”, afirmou.

Capacidade será compartilhada por dois grupos

Com a divisão da capacidade da FSRU entre dois grandes grupos internacionais, o terminal se consolida como alternativa escalável para o fornecimento de gás natural no Nordeste. A diversificação da matriz energética é apontada pelo setor como um dos fatores que contribuem para a redução de custos na cadeia produtiva e para a segurança do abastecimento.

Participaram da assinatura do contrato o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; a presidente da divisão de gás natural da Shell Américas, Jill Davies; e o diretor da OnCorp, João Mattos.

Raquel se reúne com estudantes na Columbia University

Ainda em Nova York, a governadora Raquel Lyra participou, na manhã desta quinta-feira (15), de um encontro com estudantes brasileiros da Columbia University, incluindo pernambucanos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. A reunião teve como objetivo fortalecer vínculos com a comunidade acadêmica e ouvir sugestões de jovens talentos do estado que atuam em instituições do exterior.

Veja também:

Raquel Lyra dá posse a Armando Monteiro Bisneto no comando de Suape

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp