A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou da abertura da 18ª edição da Citi ISO Datagro NY Sugar and Ethanol Conference, nesta quarta-feira (14), em Nova Iorque. O evento é considerado um dos mais relevantes do setor sucroenergético mundial e ocorre durante a Brazilian Week.
Pernambuco foi convidado a compor a mesa de abertura por sua atuação de destaque no cenário nacional da energia limpa e do agronegócio. Segundo a governadora, o Estado está inserido nas soluções globais para o setor: “O fortalecimento do agronegócio, dos setores do açúcar e do etanol passam por Pernambuco.”
Ao lado de empresários, investidores e representantes de governos, Raquel Lyra afirmou: “Reafirmamos o compromisso com o setor do agronegócio brasileiro. Em Pernambuco, temos um setor forte, com capacidade de inovação e superação. Sabemos da importância de nos posicionarmos diante da nova economia e estamos fazendo isso em nosso estado. Compreendemos que o Nordeste e o Brasil são parte da solução dos desafios que estão colocados para o mundo. E abrimos as portas do Brasil através de Pernambuco para que os investimentos possam acontecer.”
Diálogo internacional e atração de investimentos
O evento é promovido pelo Citi Bank, pela International Sugar Organization (ISO) e pela consultoria DATAGRO, reunindo especialistas, investidores e lideranças globais do setor sucroenergético.
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, também esteve presente e avaliou a atuação do governo estadual: “O Governo tem sido parceiro em um trabalho voltado para o agronegócio, sem discriminar nenhum setor. O posicionamento de Pernambuco aqui representado pela governadora Raquel Lyra foi muito consistente, mostrando o que está sendo aprimorado pela gestão estadual, ressaltando nossos portos, a maneira de atrair investimentos e proporcionar mais empregos para a região e mais renda para o Brasil.”
A missão institucional do Estado inclui participação em painéis, reuniões bilaterais e visitas técnicas, com o objetivo de ampliar o diálogo político e apresentar o portfólio de projetos estratégicos de Pernambuco a atores internacionais.
Pernambuco no Summit Brasil-EUA
Ainda na manhã desta quarta-feira (14), a governadora também participou do Summit Brasil-USA, promovido pelo jornal Valor Econômico, também em Nova Iorque. Durante o evento, detalhou os investimentos públicos planejados para 2025, entre eles R$ 5,5 bilhões destinados à Educação e R$ 111 milhões para ações de assistência social e combate à fome. Segundo o governo estadual, trata-se da maior pactuação da história para a área social.
Foto: Divulgação
Veja também:
Raquel apresenta Pernambuco a investidores internacionais em eventos nos EUA