Uma ação conjunta entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o Governo de Pernambuco e o Ministério das Cidades viabilizou, nesta quarta-feira (14), a regularização fundiária de 1.600 unidades habitacionais nos bairros da Muribeca, Lote 56 e Marcos Freire. Aproximadamente 5 mil pessoas serão beneficiadas, com investimento de quase R$ 3 milhões.
Durante o evento, realizado na Escola Edson Moury Fernandes, foi assinada a Autorização de Início de Licitação (AIL) para obras incluídas no Novo PAC, além da ampliação da poligonal, que permitirá a expansão de serviços públicos como saúde, educação e infraestrutura. Também foi anunciada a implementação das ações do programa Brasil Novo, executado em parceria com a empresa Legaliza Brasil, especializada em regularização fundiária de áreas públicas e privadas.
Mano destaca parcerias
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, participou da cerimônia acompanhado da vice-prefeita Irmã Babate, da primeira-dama Andrea Medeiros e de integrantes do secretariado municipal. Para ele, o acesso à moradia regularizada contribui diretamente para o desenvolvimento urbano e social da região.
“Nós não fazemos nada sozinhos. Meu sentimento é de gratidão. São várias construções que a gente faz e isso se chama parceria. Queria agradecer a todos que fizeram parte desse momento, como o Governo Federal, Governo do Estado e vereadores. Quero que muitos momentos como esse aconteçam para que a gente continue fazendo a diferença no nosso município, no nosso Estado e no nosso Brasil”, declarou.
Programa Periferia Viva e urbanização
O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, destacou que a ação integra o programa Periferia Viva, conduzido pela Caravana das Periferias. Segundo ele, o objetivo é promover urbanização em favelas, palafitas e loteamentos informais por meio de obras de infraestrutura como saneamento básico, contenção de encostas, iluminação pública, melhorias habitacionais e regularização fundiária.
“Vamos trazer política de urbanização de comunidades, regularização fundiária, obra de contenção de encosta. Tudo isso a partir de uma visão de trazer as pessoas que mais precisam pra dentro do orçamento. Quem mais precisa de política pública, quem mais precisa do governo, do município, do governo estadual, do governo federal, são as pessoas de regiões como essa, como a Muribeca”, afirmou.
Parceria para regularização fundiária
A secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, representou a governadora em exercício, Priscila Krause. De acordo com ela, a iniciativa fortalece a confiança da população e garante acesso formal à moradia.
“É uma luta de anos, que a gente vem agora com essa regularização fundiária, com a ampliação da poligonal que o Governo Federal autoriza aqui, mais a regularização fundiária que está sendo feita com a Prefeitura de Jaboatão. A gente vai ter basicamente todo o território da Muribeca aqui regularizado para a gente poder retomar todas as famílias desse território, a dignidade e a possibilidade de ter muitos outros equipamentos”, disse a secretária.
A cerimônia contou com a presença de representantes do Ministério das Cidades, do Governo de Pernambuco e de vereadores do município.
Foto: Edilson Júnior PMJG
Veja também:
Jaboatão e Governo do Estado firmam parceria para regularização fundiária em Cajueiro Seco