Durante agenda oficial nos Estados Unidos, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, apresentou as potencialidades econômicas do Estado a empresários e autoridades internacionais, em dois eventos realizados nesta terça-feira (13), em Nova Iorque. As participações fazem parte da programação da Brazilian Week, com foco na atração de investimentos e no fortalecimento das relações comerciais com os Estados Unidos.
No primeiro compromisso, Raquel Lyra participou da abertura do FT Live, evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Financial Times. Diante de empresários e dirigentes de federações da indústria, a gestora destacou o desempenho econômico do Estado e reforçou a mensagem de que Pernambuco está preparado para receber novos investimentos.
“Nos últimos dois anos, Pernambuco tem retomado seu lugar de liderança na geração de empregos e no crescimento da economia, como mostra o nosso PIB que superou a média nacional. Isso é resultado do trabalho que temos feito de equilíbrio fiscal, garantindo a retomada da capacidade de investimento. Estamos com uma expectativa muito positiva para a semana do Brasil em Nova Iorque para poder apresentar Pernambuco ao cenário internacional”, afirmou.
Pernambuco: Visão estratégica e segurança para investidores
Ainda na terça-feira (13), a governadora apresentou um painel no 14º LIDE Brazil Investment Forum, realizado no Harvard Club. O evento reuniu empresários, investidores e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para discutir oportunidades de negócios e ampliar o diálogo entre Brasil e Estados Unidos.
Durante sua participação, Raquel Lyra ressaltou o novo posicionamento do Estado. “Pernambuco cresceu acima da média do Nordeste brasileiro. Conseguimos sair de uma estagnação econômica para devolver a Pernambuco a sua visão estratégica de futuro, nos posicionando como um local com potencial logístico, de geração de energia limpa e onde se investe em pessoas. Estamos aqui nos Estados Unidos para nos apresentarmos ao mundo como lugar com segurança jurídica, estabilidade tributária, solidez fiscal e investimentos públicos garantidos”, declarou.
Segundo a governadora, “Pernambuco conseguiu retomar sua capacidade de investimento e a visão estratégica de futuro”, o que vem sendo demonstrado nas ações voltadas à inovação e à sustentabilidade.
Potencial em energia limpa e infraestrutura
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso, também participou do FT Live e reforçou a posição estratégica do Estado na economia verde. “Pernambuco tem vocação natural para liderar esse movimento, com ativos importantes, como o TecHub de Hidrogênio Verde no Porto de Suape, nosso parque eólico e solar, além da força da indústria local. Estamos aqui para mostrar que o Estado é um parceiro confiável para negócios sustentáveis e de longo prazo”, disse.
Agenda voltada à atração de investimentos
A comitiva estadual tem programação intensa ao longo da semana, com reuniões com investidores, visitas técnicas e participação em painéis voltados à inovação, desenvolvimento econômico e meio ambiente.
Na noite de segunda-feira (12), a governadora participou de um evento promovido pelo Esfera Brasil, também em Nova Iorque, reunindo investidores brasileiros e autoridades públicas para discutir parcerias estratégicas e oportunidades de cooperação.
Acompanham a governadora os secretários de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto; da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles; a secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito; e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho. O painel do LIDE também contou com a participação dos governadores Eduardo Leite (RS), Ronaldo Caiado (GO), Renato Casagrande (ES), Jorginho Mello (SC) e Ibaneis Rocha (DF).
Veja também: