Vinícius Labanca afirma que irá à Justiça para manter batalhão em São Lourenço

O prefeito de São Lourenço, Vinícius Labanca,l afirmou que vai à Justiça contra a transferência de batalhão para Camaragibe

A decisão do Governo de Pernambuco de instalar a nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar em Camaragibe, anunciada junto ao investimento de R$ 62 milhões na construção da Academia Integrada de Defesa Social (Acides) em São Lourenço da Mata, provocou forte reação do prefeito do município, Vinicius Labanca (PSB), e do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB).

Segundo o Governo, a nova academia vai “fortalecer a formação e capacitação das forças de segurança do Estado”, enquanto a cidade continuará abrigando a 1ª Companhia do 20º BPM. A mudança de batalhão para companhia do equipamento em São Lourenço foi classificada como um equívoco por lideranças políticas locais.

Labanca diz não ter sido informado

O prefeito Labanca afirmou que não foi informado previamente sobre a obra ou sobre a retirada da unidade operacional da PM. “Eu sequer fui comunicado, nem sei onde será (a academia) e também não sei em que beneficiará ou diminuirá a violência que assola a nossa cidade”, afirmou Labanca, em vídeo publicado nas redes sociais.

Labanca informou que irá recorrer a instrumentos jurídicos para tentar impedir a mudança. “Vamos usar todos os meios que a gente puder para que esse batalhão não saia. Até porque mandato dura pouco e tem tempo de validade”, disse, numa referência à governadora Raquel Lyra. O prefeito anunciou que serão movidas uma ação popular e uma ação pública, argumentando que a cidade, com mais de 117 mil habitantes, precisa da estrutura do batalhão para enfrentar os problemas de segurança pública.

“Não se trata de ser contra Camaragibe. A gente só não quer perder o nosso batalhão. O que está em jogo é a segurança da população”, declarou.

Alepe terá audiência pública

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Rodrigo Farias, aliado do prefeito Labanca, também se posicionou contra a transferência. Para ele, a medida não é justificada e prejudica a segurança de São Lourenço da Mata em um momento estratégico para o município. “Estamos falando de uma cidade que em breve vai sediar jogos da Copa do Mundo Feminina na Arena de Pernambuco”, disse.

Deputado Rodrigo Farias lembrou que São Lourenço será sede de jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA e que precisará de segurança Foto: Jarbas Araújo/Alepe

O parlamentar afirmou que irá propor uma audiência pública na Alepe para debater o tema e buscar explicações do Governo. “Vamos ouvir a população e discutir soluções para que São Lourenço continue contando com uma estrutura adequada de segurança pública”, declarou.

Governo mantém decisão

Apesar da reação, o Governo de Pernambuco manteve a decisão de transferir a sede do batalhão para Camaragibe e destacou que São Lourenço da Mata continuará recebendo efetivo da Polícia Militar por meio da 1ª Companhia. A nova sede da Acides, que será erguida no município, terá capacidade para até três mil usuários e abrangerá diferentes forças de segurança – Polícia Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.

A obra integra o programa Juntos Pela Segurança e tem previsão de conclusão em 18 meses, após a assinatura da ordem de serviço. De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o novo centro de formação “amplia a presença diária de profissionais da segurança na cidade” e ‘promove uma política de segurança pública integrada’.

Veja também:

Governo anuncia investimento de R$ 62 mi em  Academia de Defesa Social em São Lourenço

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp