O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, esteve nesta segunda-feira (12) no local do desabamento do edifício Kátia Melo, no bairro de Piedade, para acompanhar as ações da Defesa Civil e autorizar a liberação de imóveis e vias no entorno da estrutura. Três residências localizadas ao lado do prédio foram desinterditadas após vistoria técnica. As ruas próximas também foram liberadas para circulação.
A visita ocorreu um dia após a interdição preventiva dos imóveis vizinhos, realizada no domingo (11), quando a equipe técnica identificou fissuras, abatimento de piso e indícios de movimentação na estrutura do edifício, que desabou na última terça-feira (6).
Mano agradeceu a compreensão de donos das casas
“Vim acompanhar de perto o serviço do recolhimento dos escombros do edifício Kátia Melo, e também, acompanhar a nossa equipe da Defesa Civil, que está vistoriando as casas vizinhas e dando permissão para que essas pessoas voltem para as suas casas, com tranquilidade e sem o medo de ter sua casa abalada de alguma forma. Queremos agradecer a compreensão de todos e agradecer a Deus que essa situação não tenha sido uma tragédia maior”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.
A liberação dos imóveis foi confirmada pela Defesa Civil do município, que não detectou riscos estruturais nas construções vizinhas. A proprietária de uma das casas liberadas, Katharina Pimentel, agradeceu o apoio prestado: “Queria expressar meu sentimento de gratidão a toda gestão do prefeito Mano Medeiros, principalmente à Defesa Civil, que diariamente me deixava atualizada sobre a situação do local. Agora, com o termo de desinterdição, posso voltar para o lar sem medo”, declarou.
O edifício Kátia Melo era ocupado por 16 famílias e o desabamento não deixou vítimas, porque o prédio já havia sido interditado pela prefeitura. A gestão municipal informou que está em diálogo com a administração do condomínio para definir os procedimentos de remoção dos escombros.
Acompanharam o prefeito Mano Medeiros na vistoria o secretário executivo de Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, Elton Moura, e a secretária municipal de Infraestrutura, Flávia Ribas.
Fotos: Josué da Mata/Divulgação
Veja também:
Mano Medeiros determina demolição emergencial de prédio em Piedade, em Jaboatão