O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) foi inscrito, nesta quinta-feira (9), como candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. O registro ocorreu no último dia do prazo para inscrição das chapas estaduais no Processo de Eleições Diretas 2025 (PED 2025), às 17h, na sede do partido, no Recife.
A candidatura de Veras conta com assinaturas de apoio de três das principais correntes internas do partido — Construindo um Novo Brasil, Esquerda Popular Socialista (EPS) e Socialismo em Construção — além de militantes independentes, movimentos sindicais e sociais.
Segundo os articuladores da inscrição, a iniciativa representa um esforço coletivo e plural de lideranças políticas que defendem a construção de um partido mais presente nas lutas populares e mais articulado com os desafios da conjuntura política local e nacional.
Unidade como eixo da candidatura
Em participação remota durante o ato de inscrição, Veras afirmou que seu compromisso é fortalecer a unidade interna do partido.
“Quero liderar um PT que una todas as forças, onde cada militante, cada dirigente tenha voz, espaço e tarefa. A nossa unidade não é de uma tendência ou outra — é de todo o partido. Vamos fazer uma direção viva, combativa e comprometida com o povo de Pernambuco”, declarou o deputado.
Lideranças presentes no evento destacaram que a candidatura de Veras expressa um projeto democrático e em movimento, com foco em fortalecer a atuação do partido tanto nas bases quanto nas instituições.
Mobilização e apoio à reeleição de Lula
Entre os objetivos do grupo que apoia Veras estão a ampliação da mobilização em todo o Estado e o reforço ao protagonismo do PT nas eleições municipais e nacionais, com defesa explícita da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Humberto Costa.
“Vamos construir um partido ativo e altivo, das bases à direção e fazer o PT pulsar em Pernambuco com a força da nossa história e da nossa militância”, concluiu Veras.
Veja também: