A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinaram nesta terça-feira (6), em Brasília, a ordem de serviço para a restauração de 25,5 quilômetros da BR-232. O trecho contemplado vai do entroncamento com a BR-408, no Viaduto de Itapacurá, até a ligação com a PE-050, na travessia urbana de Vitória de Santo Antão.
Essa será a primeira intervenção de grande porte na rodovia desde a duplicação, concluída há mais de 20 anos. A obra integra o programa estadual PE na Estrada e tem previsão de execução em até 36 meses.
O projeto inclui serviços de manutenção preventiva, emergencial e corretiva, além da recuperação da camada de concreto, segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra. A ação, de acordo com ele, irá recompor áreas desgastadas da via e melhorar a qualidade do asfalto.
Obra beneficiará 1,68 milhão de usuários da BR-232
A intervenção atende diretamente os municípios de Recife, Moreno e Vitória de Santo Antão, beneficiando cerca de 1,68 milhão de usuários da BR-232. Segundo o governo estadual, o investimento total é de R$ 41 milhões, provenientes de emendas parlamentares dos deputados federais Eduardo da Fonte, Fernando Monteiro e da bancada pernambucana na Câmara. O valor estava parado desde 2020 e foi viabilizado após articulação entre os governos estadual e federal. A licitação foi realizada pela gestão estadual e a empresa executora já foi definida.
Duplicação da BR-232 até o Sertão na fase de projeto
O ministro dos Transportes destacou que o governo federal está concluindo o projeto de duplicação da BR-232 entre São Caetano e Arcoverde. O trecho integra um plano mais amplo de obras viárias, que considera também a ferrovia Transnordestina.
“Estamos trabalhando com o Governo de Pernambuco e com a bancada federal. A determinação do presidente Lula é garantir presença e investimento em Pernambuco para apoiar o desenvolvimento do Estado”, afirmou Renan Filho.
Em novembro de 2023, o Governo de Pernambuco publicou dois editais para contratação dos projetos de duplicação e restauração da BR-232, entre os municípios de São Caetano e Serra Talhada, com extensão total de 264,9 quilômetros. O primeiro lote vai de São Caetano a Arcoverde (108,9 km) e o segundo, de Arcoverde até Serra Talhada (156 km). A previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2026.
Governo anuncia também recuperação da PE-027
Durante a agenda em Brasília, foi anunciado que no dia 28 de maio será publicado o edital de licitação para a recuperação da PE-027, conhecida como Estrada de Aldeia, no município de Camaragibe. O investimento estadual é de R$ 112,7 milhões.
“A PE-027 é um eixo fundamental no desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou o deputado estadual João de Nadegi. O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, também participou do anúncio.
Municípios apresentam demandas por novas obras
O prefeito de Toritama, Sérgio Colin, se reuniu com a governadora e o ministro para tratar da duplicação e restauração da BR-104, considerada uma obra estruturante para o município e a região.
Também participaram da agenda em Brasília o senador Fernando Dueire; os deputados federais Lula da Fonte, Eduardo da Fonte, Carlos Veras e Augusto Coutinho; além dos secretários estaduais Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Túlio Vilaça (Casa Civil).
Veja também:
Raquel anuncia licitação para projeto de duplicação da BR-232 de São Caetano a Serra Talhada