Em Goiana, Marcílio ganha eleição suplementar com 54,1% dos votos

Marcílio Régis celebra a vitória na eleição suplementar de Goiana. Ele conquistou 54,1% dos votos Foto Instagram

O candidato Marcílio Régio (PP) foi eleito prefeito de Goiana com 28.122 votos (54,1%) na eleição suplementar realizada neste domingo (4). O adversário, o até então prefeito interino Eduardo Batista (Avante), obteve 23.860 votos (45,9%). O resultado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) apenas 48 minutos após o encerramento da votação, às 17h.

Marcílio contou com os apoios do ex-prefeito do município, Eduardo Honório (UB), e do prefeito do Recife, João Campos, que celebrou a vitória nas redes sociais, afirmando que a eleição “é reflexo da capacidade de Marcílio, da confiança do povo de Goiana e da certeza de que o trabalho vai honrar o legado de Eduardo Honório”. O prefeito do Recife também destacou que acompanhou pessoalmente a campanha no município.

Marcílio diz que Goiana fez “melhor escolha”

“Hoje, não comemoro sozinho. Ao lado de Lícia (vice) e (Eduardo) Honório, comemoramos com cada mãe, cada trabalhador, cada jovem que acredita em dias melhores. Podem ter certeza: Goiana fez a melhor escolha. Agora é trabalho, é compromisso e é amor por essa terra em cada decisão”, destacou Marcílio, após o resultado.

O prefeito do Recife, João Campos, apoiou a candidatura de Marcílio Régis, vencedor da disputa suplementar em Goiana Foto Instagram

A vitória de Marcílio contou com a articulação de um grupo político liderado pelo ex-prefeito Eduardo Honório (União Brasil), e reuniu lideranças como o deputado estadual Sileno Guedes (PSB), que preside o partido em Pernambuco. “Quem ganhou essa eleição foi o povo de Goiana. Estivemos desde o início desta construção, que teve Eduardo Honório como grande arquiteto”, declarou o parlamentar, durante a comemoração da vitória.

Segundo Sileno, o novo prefeito deverá continuar projetos iniciados nas gestões anteriores. “Tenho certeza de que será feito um belo trabalho, continuando o que Eduardo Honório começou e fazendo avançar muito mais”, disse o deputado.

Apuração rápida e votação tranquila

De acordo com o TRE-PE, a eleição transcorreu com tranquilidade. A votação contou com a participação de 82,76% dos eleitores aptos (53.972 pessoas), enquanto a abstenção foi de 17,24% (11.246). Foram registrados 825 votos em branco (1,53%) e 1.165 nulos (2,16%). Das 199 urnas eletrônicas utilizadas, apenas duas foram substituídas por falhas técnicas nos teclados.

O presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, afirmou que o trabalho da Justiça Eleitoral demonstrou mais uma vez o compromisso com a democracia. “O TRE-PE esteve mobilizado e empenhado para realizar mais um processo eleitoral com excelência”, afirmou.

O diretor-geral do TRE, Orson Lemos, destacou que a rapidez da apuração foi possível porque os dados foram transmitidos diretamente dos locais de votação, dispensando o transporte de mídias para o Cartório Eleitoral.

Motivo da nova eleição

A eleição suplementar em Goiana foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir o registro de candidatura de Eduardo Honório Carneiro (União Brasil), reeleito em 2024. A Corte entendeu que a candidatura configuraria um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela legislação.

Veja também:

TSE indefere candidatura de prefeito eleito de Goiana, que terá nova eleição

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp