A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nesta sexta-feira (2), uma sessão solene no município de Serra Talhada para marcar os 174 anos da cidade. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Luciano Duque e intitulada “Serra Talhada Viva”. O evento ocorreu no auditório Leonel de Souza Melo, no Sesc, e destacou instituições ligadas à cultura, educação e memória do município.
Durante a solenidade, receberam homenagens a Filarmônica Vilabelense, com 120 anos de atuação; a Associação Cultural Cabras de Lampião, que completa três décadas; e o campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Serra Talhada, que obteve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para o curso de Medicina, figurando entre os seis melhores do Nordeste.
Duque destina emenda à Filarmônica
O deputado estadual Luciano Duque anunciou a destinação de uma emenda parlamentar à Filarmônica Vilabelense. “Serra Talhada me ensinou a sonhar grande sem esquecer de onde vim. É uma alegria homenagear instituições que representam a força, a resistência e a alma dessa cidade. E é com muito orgulho que anuncio uma emenda para apoiar a Filarmônica Vilabelense, que tanto contribui com a formação cultural e musical da nossa juventude”, declarou o parlamentar.
A declaração foi feita após um depoimento emocionado de Geraldo Francisco, conhecido como Gerabalde, o integrante mais antigo da instituição. “Eu cobro demais porque isso aí é uma coisa que eu faço por amor. Eu amo a Filarmônica. Não é à toa que estou nela há mais de 55 anos. Eu sou o coroa da Filarmônica”, afirmou.

UPE destaca reconhecimento regional e inclusão
Representando a Universidade de Pernambuco, o professor e médico Marcelo Leite afirmou que os méritos da instituição vão além do desempenho no Enade. “A gente é referência na promoção da saúde do homem. Somos referência também na saúde da população LGBTQIA+ e somos a universidade que mais promove a inserção e a reflexão sobre a população negra em Pernambuco”, disse.
Anildomá Willians, fundador da Associação Cultural Cabras de Lampião, destacou a atuação de Duque na valorização da cultura popular. “Eu considero Luciano como o deputado estadual da cultura, porque eu tenho acompanhado os encontros que ele tem tido com o pessoal das bandas de fanfarra, maracatus, teatro e terreiros. E isso é arretado demais!”, afirmou.
Presenças no evento
O evento contou com a presença do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque, que representou a governadora Raquel Lyra; dos professores da UPE Dr. Neyton Santana e Dra. Patrícia Santana; de Cleonice Maria, presidente dos Cabras de Lampião; dos vereadores de Serra Talhada Antônio de Antenor, China Menezes, Clênio Melo, e Manoel Enfermeiro, que preside a Câmara; além do ex-vereador Agente de Melo.
Também estiveram presentes os vereadores Ragnar (Betânia), Nanã (Flores), Dito Messias (Mirandiba) e Béa (Triunfo); o ex-prefeito de Triunfo, Eduardo Melo; e o empresário Marcus Godoy.
Veja também:
Luciano Duque propõe Incubadora Estadual de Negócios para Mulheres Empreendedoras