Jaboatão dos Guararapes comemora 432 anos de fundação com atividades religiosas, sociais e culturais programadas para este sábado (3) e domingo (4). A cidade, conhecida por ter sido cenário das Batalhas dos Guararapes no século XVII, realiza eventos voltados à população, com foco na prestação de serviços públicos e estímulo à economia local.
As atividades começam às 8h do sábado, no bairro de Barra de Jangada, com a realização do Mutirão de Serviços e Arboviroses, que inclui coleta domiciliar, capinação, poda de árvores, pintura de meio-fio, limpeza de canais, operação tapa-buracos e regularização de vias não pavimentadas. A concentração será na Rua Cruz Alta, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A programação religiosa terá início às 17h30 com um Culto da Ressurreição no Pecon, bairro de Prazeres. Às 18h, na Matriz de Santo Amaro, no Jaboatão Centro, haverá uma missa seguida de concerto com o maestro Otávio Lira.
Serviços e celebrações no domingo
No domingo (4), o dia começa às 8h com o Momento Cívico no Mirante do Monte dos Guararapes. Das 9h às 14h, será realizada uma edição especial do programa Lazer sem Barreiras, na praia de Candeias, incluindo corte de bolo. Às 10h, um passeio de motos sairá do Parque da Cidade.
Às 18h, será celebrada uma missa com corte de bolo na Matriz de Santo Amaro, encerrando a programação religiosa.
Jaboatão terá 14 atrações em dois polos
A festa de aniversário contará com 14 apresentações musicais distribuídas entre os polos do Monte dos Guararapes e Jaboatão Centro. Os shows começam às 20h no sábado e às 17h no domingo.
No sábado (3), sobem ao palco do Monte dos Guararapes os artistas MC Troia, MC Tocha, Emerson 7k e Dedé A+ de 1000. No mesmo dia, o Polo Jaboatão Centro, em frente à Casa da Cultura, recebe Gustavo Oliveira, Pikape de Luxo e Sedutora.
No domingo (4), a programação no Monte dos Guararapes começa às 17h, voltada ao público infantil, com os grupos Barca Maluka e Xuxinha. A partir das 20h, se apresentam Novinho da Paraíba, Conde e Raphaela Santos. Em Jaboatão Centro, o palco recebe Gel e Seus Manos, Denise Lima e Dorgival Dantas.
Prefeitura destaca impacto econômico e cultural
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, afirmou que a programação reforça a importância histórica e econômica do município.
“Vamos comemorar levando aos palcos a cultura popular, garantindo empregos e fortalecendo economicamente o município. Nossa cidade tem uma história que se confunde com a formação estrutural e cultural do País. Nossa população merece comemorar a festa ao lado de suas famílias, amigos, visitantes e turistas. Meu compromisso é continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, declarou.
A primeira-dama Andrea Medeiros também comentou os efeitos da celebração para a cidade.
“Nossa riqueza cultural e patrimonial de 432 anos ajuda a narrar e construir a história de Pernambuco e do Brasil. Vamos curtir a nossa festa que vai gerar mais renda e empregos para os jaboatonenses”, disse.
SERVIÇO:
Polo Pitomba (Monte dos Guararapes)
Sábado (3 de maio)
- Emerson 7k
- MC Tocha
- MC Troia
- Dedé A+ de 1000
Domingo (4 de maio)
- Barca Maluka
- Xuxinha
- Conde
- Novinho da Paraíba
- Raphaela Santos
Polo Jaboatão (Em frente à Casa da Cultura)
Sábado (3 de maio)
- Gustavo Oliveira
- Pikape de Luxo
- Sedutora
Domingo (4 de maio)
- Gel e Seus Manos
- Denise Lima
- Drgival Dantas
Foto: Divulgação
Veja também:
Na festa da Pitomba, Mano Medeiros divulga programação dos 432 anos de Jaboatão