A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, da 51ª edição do Festival Nacional de Jericos, no município de Panelas, Agreste do Estado. O evento, que integra o calendário cultural de Pernambuco, recebeu aporte de R$ 233 mil do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A programação segue até o domingo (4), com expectativa de público superior a 150 mil pessoas, segundo os organizadores.
Homenagem à agricultura familiar
Durante a visita, a governadora afirmou que o festival valoriza o papel da agricultura familiar e a identidade cultural do interior pernambucano.
“São 51 anos do Festival de Jericos aqui na cidade de Panelas, no Dia do Trabalhador, uma grande homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar. Uma história que começou lá atrás, uma homenagem feita para reverenciar a nossa cultura e um animal que é muito importante para o agricultor e agricultora pernambucanos. O Governo do Estado está junto neste evento, que movimenta a economia da região com turistas de Pernambuco e de estados vizinhos”, afirmou Raquel Lyra.
A chefe do Executivo percorreu as ruas do município ao lado do prefeito de Panelas, Ruben Lima, e de outras autoridades. O gestor municipal destacou a importância do apoio estadual.
“Representa muito este apoio e ele reforça a consolidação do evento, que é o maior da nossa cidade e um dos maiores de Pernambuco. A presença da governadora marca a história e a tradição do Festival de Jericos,” declarou o prefeito.
Festival atrai público regional
As principais atividades do festival, como o Concurso de Jericos Fantasiados e a tradicional Corrida de Jericos, ocorreram na quinta-feira. A agenda cultural inclui mais de 100 atrações artísticas até o fim de semana, entre elas os cantores Natanzinho Lima, Iguinho e Lulinha, Thiago Freitas, Flávio José, Edson Gomes, Mamelucos, Trio da Huana, Nordestinos do Forró, Banda 100 Parêa, Caju e Castanha e o humorista Mução.
O evento também tem impacto turístico e econômico, atraindo visitantes de municípios vizinhos e de outros estados do Nordeste.
Autoridades presentes
Além da governadora e do prefeito, estiveram presentes o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; o secretário executivo da Casa Civil, José Pereira; o coordenador de Relações Institucionais da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Rubens Junior; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Sileno Guedes; e os prefeitos de 13 municípios da região, incluindo Caruaru, Jataúba, Águas Belas, Altinho, Agrestina, Jurema, Quipapá, São Joaquim do Monte, Camocim de São Félix, Belém de Maria, Riacho das Almas, São Benedito do Sul e outros.
Foto: Miva Filho/Secom
Veja também:
Raquel Lyra e ministro Waldez Góes assinam ordem de serviço para concluir Barragem Panelas II