A governadora Raquel Lyra, participou, neste domingo (27), da missa de encerramento da 21ª edição da Festa da Divina Misericórdia, realizada no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. O evento ocorreu na Terra da Misericórdia, local de peregrinação religiosa onde está situado o Santuário da Divina Misericórdia, fundado em 2007 pelo padre Adilson Simões.
Durante a celebração, a governadora Raquel Lyra destacou a importância do evento para a promoção da solidariedade e para o fortalecimento da economia de Arcoverde.
“Estar nesse chão é sempre muito emocionante. É um lugar onde existe uma energia maravilhosa, onde as pessoas vêm pra cá para pedir bênção, perdão pelos seus erros e proteção a Deus para que a gente possa garantir mais e mais solidariedade nas nossas comunidades. A realização da festividade também permite que as pessoas possam ganhar sua renda e, com isso, sustentar melhor as suas famílias. O turismo é a economia que mais cresce no mundo e apoiar eventos como esse é proporcionar mais emprego e renda, permitindo que as pessoas também possam contemplar esse lugar”, afirmou.
Apoio ao turismo religioso
A edição deste ano contou com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), reafirmando o compromisso da gestão com a promoção da cultura religiosa e o fortalecimento das manifestações de fé no Estado.
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, destacou o impacto econômico da festividade. “A geração de renda aqui, devido ao turismo religioso nos últimos dias, é uma coisa impressionante. Todos os trabalhadores, desde artesãos, barraqueiros, vendedores e donos de restaurantes ganham com o impulso econômico. Esse movimento gira a economia de Arcoverde de uma maneira muito forte e aguerrida. Ficamos felizes em ver as pessoas contentes com o sustento de suas famílias”, declarou.
Mais de 40 mil fiéis em Arcoverde
O evento, iniciado no dia 24 de abril, reuniu milhares de fiéis em uma programação que incluiu celebrações litúrgicas, momentos de oração e apresentações culturais. No último dia da festividade, os participantes acompanharam o Ofício da Imaculada, momentos de pregação e louvor, além de uma procissão.
O padre Adilson Simões, fundador do Santuário da Divina Misericórdia, comemorou a presença do público. “Aqui no Santuário todo fim de semana milhares de pessoas vêm para sentir a ternura do coração de Deus e para celebrar a vida. Hoje, nos sentimos honrados com a presença de mais de 40 mil pessoas, segundo a estimativa. Quando Deus quer, ninguém impede”, afirmou.
A cerimônia religiosa foi presidida por Dom Josivaldo José Bezerra, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Moradora de Pesqueira, no Agreste, Maria da Conceição, de 65 anos, relatou a motivação para participar da festa. “Todos os anos eu venho beber dessa fonte, além de renovar a minha esperança, a fé, minha devoção e o meu amor em Jesus. Este é um momento maravilhoso”, disse.
Também participaram do evento os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), Guilherme Cavalcanti (Poção), Junior Vaz (Pedra) e Túlio Monteiro (Buíque); o deputado federal Pedro Campos; o secretário executivo da Casa Civil, José Pereira; a assessora especial da vice-governadora Priscila Krause, Teresa Duere; além de vereadores da região.
Foto: Janaína Pepeu/ Secom
Veja também:
Em Paudalho, Raquel Lyra investe no novo Santuário de São Severino do Ramos