A Secretaria Executiva da Mulher do Paulista e a Guarda Civil Municipal participaram neste sábado (26) de uma roda de diálogo na comunidade do Tururu, localizada no bairro do Janga. O encontro foi realizado no Instituto Dom Helder Câmara e contou com a presença de moradoras da região, integrantes do Coletivo Força Tururu, do Instituto Dom Helder Câmara e da Casa Herbert de Souza.
O objetivo principal foi fortalecer o empreendedorismo feminino e garantir os direitos das mulheres, promovendo um espaço de escuta e troca de experiências. Durante o evento, foram discutidos temas como o fortalecimento financeiro das mulheres e a criação de redes de apoio locais.
Paulista e a garantia de direitos
A empreendedora Elisabete Silva destacou a importância da iniciativa. “Compartilhar informações sobre empreendedorismo é super importante para empoderar e fortalecer as mulheres. Agradeço ao Coletivo Força Tururu pela oportunidade de estar aqui na minha comunidade, trocando conhecimentos e fortalecendo outras mulheres”, afirmou.
A representante da Casa Herbert de Souza, Miriam Galdino, reforçou a relevância da roda de diálogo. “Hoje eu participei de uma roda de diálogo muito importante, fortalecendo nossos laços com as mulheres da nossa comunidade e buscando redes de apoio para o empreendedorismo e para os nossos direitos”, disse.
Debate sobre violência de gênero e redes de apoio
A secretária executiva da Mulher do Paulista, Fabrina Juliana, também participou do encontro e abordou a importância do debate. “Estamos aqui hoje no Tururu, no Instituto Dom Helder, com o Coletivo Força Tururu, que vem fazendo a diferença dentro dessa comunidade. Debatemos sobre violência contra a mulher, violência doméstica, violência de gênero e empreendedorismo. Foi maravilhoso. Conte com a gente, estamos aqui para fazer uma política mais fortalecida e de empreendedorismo de mulheres”, concluiu.
De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil conta com cerca de 10,3 milhões de mulheres à frente de negócios próprios. Em Pernambuco, 48% dos microempreendedores individuais são mulheres, evidenciando a importância de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino.
Foto: Wagner Santos/SEI
Veja também:
Paulista realiza 1ª reunião estratégica de segurança com a Guarda Municipal