O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, apresentou o balanço das ações realizadas nos primeiros 100 dias de sua gestão. As medidas se concentraram na reestruturação dos serviços públicos, na recuperação da infraestrutura urbana e no reforço das políticas sociais e de segurança. Segundo o gestor, o objetivo é recolocar o município como referência no desenvolvimento econômico estadual.
“Ipojuca ocupa o 1º lugar no ranking das maiores economias de Pernambuco, com o maior PIB per capita do estado. Mas enfrentava sérios problemas que reduziram as oportunidades para a juventude e aumentaram a criminalidade. Temos duas âncoras estratégicas para o desenvolvimento de Pernambuco: o Complexo Portuário de Suape e o Turismo em Porto de Galinhas. Por isso, trabalhamos intensamente para transformar essa realidade”, afirmou Carlos Santana.
Infraestrutura urbana e prevenção de riscos
No período, foram instalados mais de 8.215 m² de lonas em áreas com risco de deslizamento, além da limpeza de 23 km de canais. A prefeitura também executou mais de 50 mil m² em intervenções de pavimentação e promoveu mutirões de limpeza urbana com coleta de lixo, varrição, capinação, poda de árvores e recuperação de vias.
Iluminação, segurança e esporte
A gestão municipal ampliou a iluminação pública e reforçou o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), com renovação da frota de motocicletas. No setor esportivo, foi inaugurada a primeira unidade do projeto Gramadão na Vila do Estaleiro. O projeto prevê a criação, reforma e ampliação de áreas destinadas à prática esportiva. Uma segunda unidade está em fase avançada de obras no Campo do Coque.
Ações nas áreas de saúde e educação
Na saúde, foram adquiridas novas vans, intensificadas campanhas de vacinação e ampliados os atendimentos itinerantes. Também foi iniciado um programa de incentivo à prática de atividades físicas por meio da ampliação da rede da Academia da Saúde.
Na educação, houve reajuste de 10% no piso salarial dos professores, superando o valor nacional. Também foram realizadas melhorias na infraestrutura física das escolas, incluindo pintura, climatização e manutenção predial.
Políticas públicas para mulheres e zona rural
Mais de 60 ações voltadas às mulheres foram realizadas, incluindo oficinas, capacitações, palestras de conscientização contra violência e assédio, além de iniciativas de acolhimento e incentivo à autonomia financeira.
Na zona rural, foi iniciado o primeiro Censo Agropecuário de Ipojuca. Também foram entregues equipamentos como trator e motocicletas e distribuídas sementes de milho, beneficiando mais de 1,5 mil famílias.
Santana destaca a promoção do turismo
Em parceria com o Porto de Galinhas Convention Bureau, a prefeitura apoia o Roadshow Porto de Galinhas na Estrada, iniciativa que visa promover o destino turístico em 11 cidades brasileiras ao longo do ano. “O Turismo é essencial para a economia de nossa cidade e do estado. Há anos nosso litoral vinha sofrendo com a queda no número de visitantes devido à violência. Mas esse tempo acabou”, declarou o prefeito Carlos Santana.
Foto: Deyvid França/Divulgação
Veja também:
Em Ipojuca, Carlos Santana anuncia revolução social pautada no esporte