Patrulha Maria da Penha reforça a proteção das mulheres em Olinda

Mirella Almeida participou do lançamento da Patrulha Maria da Penha, um serviço dedicado ao combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria da Mulher, lançou nesta quinta-feira (4) a Patrulha Maria da Penha, um serviço dedicado ao combate à violência contra a mulher e ao acompanhamento de vítimas que possuem medidas protetivas.

A patrulha atuará de forma preventiva e colaborativa, reforçando a segurança e impedindo que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham contato com seus agressores.

O serviço contará com uma equipe especializada composta por 16 guardas municipais (homens e mulheres), além de uma viatura exclusiva, funcionando 24 horas por dia. A patrulha poderá ser acionada pelo 190 ou pelo 153 (Guarda Municipal) em casos de violência doméstica ou familiar.

Proteção às mulheres

Durante lançamento, a prefeitura do município, Mirella Almeida, destacou o papel importante do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, da Polícia Militar e da guarda municipal para o cumprimento desse projeto.

“Não é só em março que devemos falar sobre políticas públicas para as mulheres, nossa luta se dá o ano todo, com fomento a políticas públicas façam resultado nas pontas. Por isso, assinamos parceria com o ministério público, levando também a Leia Maria da Penha às escolas”, destacou.

Acompanhamento contínuo e trabalho integrado

Além de atender ocorrências, a Patrulha Maria da Penha realizará visitas periódicas às residências das vítimas e monitoramento das ruas onde elas moram para garantir que os agressores cumpram as medidas protetivas.

O serviço também atuará de forma integrada com os órgãos da rede de proteção às mulheres, como:

  • Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam)
  • Delegacia da Mulher
  • Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
  • Capacitação e início das operações


Antes de entrar em funcionamento, o grupamento passará por um treinamento especializado durante o mês de abril.

A partir de maio, o serviço será oficialmente ativado, e os casos de mulheres vítimas de violência com medidas protetivas serão encaminhados pelo Poder Judiciário para acompanhamento da patrulha.

O lançamento da Patrulha Maria da Penha representa uma grande conquista para Olinda, garantindo mais segurança e apoio às mulheres da cidade.

Veja também:

Olinda empossa 20 novos guardas municipais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp