O prefeito do Recife, João Campos, entregou nesta terça-feira ao ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, a comenda da Ordem do Mérito Capibaribe, a mais alta do município, em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento do Recife e à atuação em pautas estratégicas para o município. A homenagem foi realizada durante a solenidade de inauguração da nova sede da AGU na 5ª Região, instalada no Moinho Recife Business & Life, importante marco da requalificação urbana da área central da cidade.
“Para quem vive no Recife, esse espaço tem um peso muito especial. Sabemos que, dos superlativos da nossa terra, esse é um dos maiores retrofits do Nordeste brasileiro, e é uma alegria ver a advocacia pública podendo ocupar esse espaço, trazendo decisões que são extremamente importantes e mudam a vida das pessoas”, afirmou João Campos. O prefeito também destacou a agilidade e a parceria institucional da AGU em temas sensíveis para a cidade. “Zeramos a pauta. Fica o agradecimento à AGU, porque isso não é fácil. E conseguimos vencer com velocidade, qualidade e zelo”, completou.
Surpreso e emocionado com a honraria, Jorge Messias, que é recifense, ressaltou a importância do momento. “O sonho que nós realizamos hoje aqui não foi fácil. Esse é um processo de transformação. Não apenas físico, mas também institucional. A advocacia pública precisa ser engajada, ativa, parte de um projeto de país. E essa sede marca esse novo ciclo”, declarou o ministro, que também se disse feliz em retornar à sua cidade natal. “Como pernambucano, recifense e orgulhoso, estou muito feliz de inaugurar essa sede que batizei de Sede Marco Zero, porque daqui vêm grandes soluções para todo o Brasil.”
Nova sede da AGU
A nova sede da AGU traz de volta ao Centro do Recife uma importante estrutura federal, reunindo em um só local cinco órgãos: a Procuradoria Regional da União (PRU 5ª Região), a Procuradoria Regional Federal (PRF 5ª Região), a Consultoria Jurídica da União (CJU-PE), a Escola Superior da AGU de Pernambuco (ESAGU-PE) e a Superintendência de Administração da AGU na 5ª Região (SAD/5ª Região). Com 5.398,95 m², o novo espaço representa mais eficiência na prestação de serviços jurídicos e um avanço no uso racional dos recursos públicos.
A iniciativa também reforça a estratégia da Prefeitura do Recife de revitalizar e reocupar a área central com equipamentos públicos de grande relevância, como parte do programa Recentro. O retrofit do Moinho Recife é hoje uma referência em requalificação urbana no Nordeste, trazendo vida, serviços e inovação para uma área historicamente importante da capital pernambucana.
Durante a solenidade, também tomou posse a nova Procuradora-Regional da União na 5ª Região, Maria Carolina Scheidegger Neves. Formada em Direito pela UFPE e com atuação destacada na área ambiental e de patrimônio público, ela reafirmou o compromisso da AGU com a excelência na defesa dos interesses da União e a atuação jurídica eficiente em Pernambuco.
Ordem do Mérito Capibaribe
Criada para homenagear personalidades que se destacam na construção de um Recife mais justo e desenvolvido, a comenda já foi entregue a nomes como o ministro do STF, Gilmar Mendes; o ex-arcebispo do Recife, Dom Fernando Saburido e ao falecido ex-deputado estadual, José Patriota.
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Veja também:
Alepe concede medalha Joaquim Nabuco a 10 personalidades pernambucanas