Aposta nos partidos para colocar bloco na rua

O prefeito João Campos e a governadora Raquel Lyra aproveitam os atos dos partidos para reforçar os seus nomes para as disputa pelo governo do Estado em 2026

O prefeito do Recife, João Campos, cotado para disputar o Governo do Estado, aproveitou dois eventos do partido para começar a testar seu nome, mobilizando a militância para o lançamento informal da sua pré-candidatura. No mesmo fim de semana, a governadora Raquel Lyra, que deverá disputar a reeleição em 2026, anunciou a captação de prefeito do PSB – Lindonaldo da Farinha, de Frei Miguelinho – pelo PSD, partido que preside em Pernambuco. Em comum, os dois recorrem às legendas que são filiados para botar o bloco na rua, sem serem acusados de ferir a Lei Eleitoral.   

No sábado, em São Lourenço da Mata, e no domingo, em Afogados da Ingazeira, João Campos foi o foco dos Congresso Regionais do PSB. Com ares de convenção, os eventos tiveram uma sucessão de aliados utilizando todos os subterfúgios para colocar o gestor como pré-candidato, como “você (João) representa também a esperança do povo de Pernambuco“ (Raul Henry); “a força de trabalho dessa jovem liderança que aparece com  a esperança de um Pernambuco melhor” (Miguel Coelho), e falas mais diretas, como o prefeito de São Lourenço, Vinicius Labanca: “Tenho certeza absoluta que o PSB não terá apenas candidato em 2026. Ele terá o governador de Pernambuco, João Campos”. 

Raquel fez grande ato ao entrar no novo partido, PSD

A  governadora Raquel Lyra aproveitou a máxima que o ano começa só depois do Carnaval e tratou de colocar em prática. Em 10 de março, primeira segunda-feira pós-folia de Momo, ela realizou um grande ato para marcar o seu ingresso no PSD, com direito a deputados e senadores de outros estados e do presidente da sigla, Gilberto Kassab. Entrou com status de líder nacional e assumindo o comando estadual do partido. Desde então, tem atuado para reforçar a musculatura do partido. 

É bom lembrar que, ao final das eleições do ano passado, quando Raquel ainda estava no PSDB, tucanos e socialistas disputaram o título de maior vencedor da disputa municipal. Em números de prefeitura, o PSDB ganhou, com 32 prefeitos eleitos. Mas o PSB afirma que foi o maior vencedor, por ter conquistado o maior número de votos, graças ao desempenho de João Campos no Recife.    

A campanha ainda está muito longe, mas tanto a governadora Raquel Lyra, como João Campos não estão dispostos a perder um minuto na briga pelo Palácio do Campo das Princesas. A torcida é que esse foco na disputa não contamine as gestões de ambos, prejudicando os serviços para a população.

Veja também:

Kassab exalta Raquel e a projeta na presidência da República
No congresso do PSB, nome de João Campos para 26 é exaltado

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp