Um evento sob medida para que o prefeito do Recife, João Campos, apresentasse o seu time e desse início a uma série de atos partidários que trarão espelhados a pré-candidatura do gestor ao Governo do Estado em 2026. O Congresso Regional do PSB, neste sábado (29), em São Lourenço da Mata, reuniu representantes dos partidos aliados, três deputados federais, sete estaduais, prefeitos, vices e vereadores. Nos discursos, alguns forma mais contidos, outros atacaram a gestão estadual e convocaram João Campos para a disputa em 2026, enquanto outros foram além: “profetizaram” que ele assumirá o governo a partir de 1 de janeiro de 2027.
Na quadra esportiva do Flamengo Atlético Clube quase lotado, ao som estridente de uma bateria, João Campos chegou às 10h. Saudado como “governador” por uns e “meu prefeito” por outros, ele foi recebido pelos aliados ainda fora do local do evento. Ao subir no palco, estava acompanhado pelo prefeito de São Lourenço, Vinicius Labanca, o vice Lucca, Marília Arraes e Miguel Coelho, que ficaram ao lado do prefeito durante todo o evento.
Com discursos rápidos, passaram pelo microfone o presidente do Agir, Fábio Bernardino; do PSB, Sileno Guedes; e Carlos Cos, falando em nome do ministro Silvio Costa Filho e do Republicanos e o deputado Eriberto Filho, falando em nome dos deputados estaduais presentes. Todos destacaram a importância do evento e o projeto do PSB para 2026, mas sem citar a virtual candidatura de João Campos ao Governo, diferentemente dos discursos que se seguiram.
Críticas ao Governo do Estado
O tom dos discursos começou a mudar a partir da fala do deputado federal Pedro Campos, que abriu a escalada de críticas ao Governo do Estado.
“É a política que tem que se levantar quando a gente vê o Brasil diminuindo violência e Pernambuco aumentando violência. Por isso sempre é tempo de fazer política. Sempre que tiver alguém precisando de um emprego de oportunidade é tempo de fazer política. Sempre que tiver uma criança fora da escola sem uma vaga de creche é tempo de fazer política. E por isso que a gente tá aqui no dia de hoje, que a gente aprendeu a fazer política assim com Arraes, com Eduardo Campos, que fizeram a história neste Estado e no Pais e a gente vai seguir fazendo política dessa forma. Liderado pelo nosso presidente, Sileno Guedes, e liderado pela maior liderança política hoje do estado de Pernambuco, que é o prefeito João Campos”, destacou Pedro Campos.
Presidente estadual do MDB, Raul Henry, condenou as articulações para levar o MDB para outro campo políticoí. Sem citar nome, disse que “tem gente que quer levar o MDB para o outro lado”.
“Tem gente querendo que o MDB vá pro outro lado, mas o MDB vai ficar aqui porque aqui é o nosso lugar. Porque aqui é o lado certo da história. E esse projeto nosso será liderado por você (João). Cocê construiu, construiu com o seu mérito, depois da perda do seu pai. Essa condição que você construiu e tá hoje aqui como o maior líder político de Pernambuco. Você construiu pelo seu trabalho, você construiu pela sua competência, você construiu pela sua capacidade de diálogo, você construiu pela sua capacidade de gestão, você construiu pela sua capacidade de fazer política. E por isso que você hoje representa todos nós. Você representa a esperança, não só do povo do Recife. Você representa também a esperança do povo de Pernambuco e do povo do Brasil”, disparou Raul .

O ato também contou com discursos de outros dirigentes partidários sobre a importância da união desse conjunto político. O presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, criticou o fato de Pernambuco ter hoje “um governo que parece que não se conecta com a realidade” e avaliou que as pessoas querem depositar “na capacidade e na força de trabalho” dessa “jovem liderança que aparece para o Brasil” a esperança “de um Pernambuco melhor”. Já a vice-presidente nacional do Solidariedade para a Região Nordeste, Marília Arraes, reforçou que é “tempo de apontar para o futuro” e que “esse é o time que vai mudar Pernambuco e o Brasil”.
Anfitrião do encontro e prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca, foi direto ao ponto. Lembrando que neste 29 de março era celebrado os seis anos da morte do seu pai, o ex-prefeito Ettore, disse que também seria o “dia do renascimento”.
“Hoje é o dia do renascimento. dia de mostrar que a alegria do nosso povo vai voltar em 1º de janeiro de 2027. E eu tenho certeza absoluta que o PSB não terá apenas candidato em 2026. Ele terá o governador de Pernambuco, João Campos. Esse projeto, não é projeto individual, não é vontade de Vinicius Labanca, não é uma vontade de cada um que aqui está. Esse é um projeto de desenvolvimento, do coração do povo de Pernambuco. Chegou a hora de a gente reconstruir esse estado. Chegou a hora de ter uma pessoa que tenha coragem para mudar os rumos desse estado. E você, João, não tem responsabilidade de ser governador, não. Você tem responsabilidade de ser o maior governador que Pernambuco já teve, afirmou Labanca.

João Campos adota cautela
Indagado sobre as manifestações dos aliados pela sua candidatura para o Governo em 2026, o prefeito João Campos adotou a cautela.
“Fico feliz com o carinho da nossa turma, com o sentimento de unidade, de projeto, de time. O nosso partido é o maior partido do Estado de Pernambuco. É o partido que tem história, que tem tradição e, principalmente, tem a capacidade de se juntar e se reinventar a cada dia, podendo sonhar com o futuro. No tempo certo, no tempo da eleição será um momento onde as decisões eleitorais serão tomadas, mas o mais importante é saber que há um conjunto político, há um projeto, há um pensamento de estado, há um pensamento de futuro, eu fico feliz é sentimento. Agora a eleição vai ser no tempo certo. 26 só em 26 e, até lá, o foco é fortalecer o partido”, finalizou o prefeito João Campos.
Participação tímida do PT
Apesar da presença dos principais nomes dos partidos aliados, a presença do PT foi tímida durante o ato. Secretário da legenda, Sérgio Goiana esteve no ato e disse estar representando o senador Humberto Costa. O candidato do PT em Olinda na eleição de outubro passado, Vinicius Castello, também marcou presença, mas ele integra a equipe do prefeito João Campos na Prefeitura de Olinda.
Outro congresso
Afogados da Ingazeira, no Sertão, também receberá um congresso de abrangência regional. O evento ocorrerá neste domingo (30), às 9h, na Associação Atlética Banco do Brasil, e contará com a participação do prefeito João Campos. Até a próxima segunda-feira (31), cerca de 40 localidades terão escolhido os membros dos diretórios e comissões executivas do PSB em todo o estado.
Foto principal: Edson Holanda/Divulgação
Fotos 11 a 15: Wesley D’Almeida
Veja também: