Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta sexta-feira (28) apontam que Pernambuco obteve, em fevereiro de 2025, o melhor desempenho na geração de empregos formais para o período nos últimos dez anos. O saldo positivo de 7,5 mil novas carteiras assinadas contra 2,1 mil postos de trabalho criados no mesmo mês de 2024. O resultado é o segundo maior do Nordeste. Já Recife registrou 3.351 novos empregos, contribuindo significativamente para o desempenho estadual.
Os setores que mais impulsionaram a geração de empregos em Pernambuco foram serviços (6.070 postos), construção (1.276) e comércio (711). Na capital pernambucana, o segmento de serviços também liderou, com 2.991 contratações, seguido pela construção civil (407) e indústria (163). A categoria da administração pública, especialmente na área da educação, foi um dos destaques, com 2.180 admissões no estado. No setor privado, atividades ligadas a informação, comunicação e serviços financeiros responderam por 2.269 novas vagas.
Perfil dos novos empregos em Pernambuco
A participação feminina na força de trabalho formal em Pernambuco também cresceu. Do total de novos postos criados em fevereiro, 56% (4.269 vagas) foram ocupados por mulheres, enquanto 44% (3.319) ficaram com homens. No Recife, profissionais com ensino médio completo lideraram as contratações, totalizando 1.736 novas admissões. Já os jovens de 18 a 24 anos foram o grupo etário mais beneficiado, com 1.767 empregos gerados.
Desde o início da atual gestão estadual, Pernambuco acumula 114.729 novos postos de trabalho formal, reforçando a tendência de crescimento no mercado de trabalho local. No Recife, o saldo positivo de fevereiro é resultado de 20.978 admissões contra 17.627 desligamentos, elevando o estoque de empregos na cidade para 565.312 vagas. No acumulado dos últimos 12 meses, a capital pernambucana gerou 22.067 empregos formais.
Perspectivas
A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou o desempenho positivo como reflexo das políticas de desenvolvimento econômico do estado. “Os 7,5 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro superam em mais de três vezes o saldo do mesmo mês do ano passado. Quando o trabalho é bem feito, os resultados aparecem”, afirmou. O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, reforçou a continuidade das ações para impulsionar a empregabilidade.
No Recife, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Andrade Lima, ressaltou a importância da manutenção desse crescimento. “O resultado também mantém o Recife entre as capitais do Nordeste que mais ofertam e celebram empregos formais”, destacou.
Veja também:
Pernambuco e Recife têm saldo positivo no Novo Caged em 2024