Novo Caged: Pernambuco e Recife registram recordes de contratações

Pernambuco teve saldo positivo de 7,5 mil novas carteiras assinadas contra 2,1 mil empregos criados no mesmo mês de 2024 Foto Gabriel Santana Sedepe

Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta sexta-feira (28) apontam que Pernambuco obteve, em fevereiro de 2025, o melhor desempenho na geração de empregos formais para o período nos últimos dez anos. O saldo positivo de 7,5 mil novas carteiras assinadas contra 2,1 mil postos de trabalho criados no mesmo mês de 2024. O resultado é o segundo maior do Nordeste. Já Recife registrou 3.351 novos empregos, contribuindo significativamente para o desempenho estadual.

Os setores que mais impulsionaram a geração de empregos em Pernambuco foram serviços (6.070 postos), construção (1.276) e comércio (711). Na capital pernambucana, o segmento de serviços também liderou, com 2.991 contratações, seguido pela construção civil (407) e indústria (163). A categoria da administração pública, especialmente na área da educação, foi um dos destaques, com 2.180 admissões no estado. No setor privado, atividades ligadas a informação, comunicação e serviços financeiros responderam por 2.269 novas vagas.

Perfil dos novos empregos em Pernambuco

A participação feminina na força de trabalho formal em Pernambuco também cresceu. Do total de novos postos criados em fevereiro, 56% (4.269 vagas) foram ocupados por mulheres, enquanto 44% (3.319) ficaram com homens. No Recife, profissionais com ensino médio completo lideraram as contratações, totalizando 1.736 novas admissões. Já os jovens de 18 a 24 anos foram o grupo etário mais beneficiado, com 1.767 empregos gerados.

Desde o início da atual gestão estadual, Pernambuco acumula 114.729 novos postos de trabalho formal, reforçando a tendência de crescimento no mercado de trabalho local. No Recife, o saldo positivo de fevereiro é resultado de 20.978 admissões contra 17.627 desligamentos, elevando o estoque de empregos na cidade para 565.312 vagas. No acumulado dos últimos 12 meses, a capital pernambucana gerou 22.067 empregos formais.

Perspectivas

A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou o desempenho positivo como reflexo das políticas de desenvolvimento econômico do estado. “Os 7,5 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro superam em mais de três vezes o saldo do mesmo mês do ano passado. Quando o trabalho é bem feito, os resultados aparecem”, afirmou. O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, reforçou a continuidade das ações para impulsionar a empregabilidade.

No Recife, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Andrade Lima, ressaltou a importância da manutenção desse crescimento. “O resultado também mantém o Recife entre as capitais do Nordeste que mais ofertam e celebram empregos formais”, destacou.

Veja também:

Pernambuco e Recife têm saldo positivo no Novo Caged em 2024

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp