A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Governo de Pernambuco realizaram reunião de partida para o início do trabalho de regularização fundiária no bairro Cajueiro Seco, na Escola Alzira da Fonsecal, na Rua 11, nesta sexta-feira (28). A iniciativa conjunta envolve a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, mais especificamente da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, junto a empresa estadual Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart).
Na primeira etapa, a regularização dos títulos de propriedade em Jaboatão receberão um investimento feito via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de R$ 600 mil.
Na reunião, foram alinhadas as diretrizes em torno do projeto, a definição das responsabilidades e o plano inicial para a execução dos trabalhos. Também foram apresentadas a equipe técnica, que apresentou a distribuição de funções e tirou algumas dúvidas dos moradores.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância do engajamento da população local no projeto. “Essas pessoas vão passar a ter o título de posse das suas residências, das suas casas, de propriedade mesmo. Elas vão deixar de ser invisíveis. Não vão ser mais, não vão ter a sua propriedade”, disse o prefeito.
Representando o Governo do Estado, Ícaro Tenório, diretor executivo da Perpart, apresentou as responsabilidades e atribuições do governo estadual dentro do projeto.
“A gente veio pra trazer dignidade pra vocês. Não só dignidade, mas trazer o que é de vocês de direito. Ninguém está vindo aqui fazer favor. A gente está vindo aqui fazer o que é de vocês. O que sempre foi de vocês”, disse Ícaro Tenório.
No encontro, ainda ficou estabelecido que seriam agendadas reuniões de acompanhamento e visitas das equipes da Perpart para conversar diretamente com cada família.
Também estavam presentes: o secretário municipal de governo, Daniel Pessoa; Francisco Papaléo, secretário de desenvolvimento urbano e ambiental; o chefe de gabinete do prefeito, Laurent Licari; e vereadores.
Jaboatão oferta serviços
Os moradores de Cajueiro Seco também foram beneficiados com o mutirão de serviços do Acesso Mais Saúde, da Prefeitura do Jaboatão. Serviços como atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, testes rápidos para HIV e hepatites, estavam disponíveis para os munícipes.
Foto: Leandro de Santana/ PMJG
Veja também: