O aplicativo “De Olho na Consulta”, implantado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Saúde de Jaboatão, é uma ferramenta utilizada para que os jaboatonenses possam verificar as solicitações para consultas especializadas e exames. Em 2017, a plataforma recebeu o prêmio de melhor experiência do SUS na Região Nordeste.
“O De Olho na Consulta foi premiado como melhor experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Nordeste e buscamos sempre aprimorar o serviço, a fim de que possamos oferecer o melhor atendimento possível à população. Esse é o objetivo da pesquisa, indicar onde devemos investir”, afirma o prefeito Mano Medeiros.
Segundo a secretária municipal de saúde, Zelma Pessôa, antes do aplicativo, o cidadão precisava se dirigir à unidade de saúde para confirmar o agendamento ou aguardar a informação de um agente de saúde. “Desde 2017, é só olhar no aplicativo, que manda mensagem avisando do agendamento e alerta quando o dia se aproxima”, explica Zelma Pessôa.
A implantação do aplicativo foi direcionada para a área de saúde do município, em colaboração com a Secretaria de Planejamento. O trabalho foi realizado a partir do cruzamento de informações de uma pesquisa primária da prefeitura com a análise de dados da Lei Orçamentária Anual de Jaboatão dos Guararapes, em 2021 (no pico da pandemia), o estudo definiu um ranking de prioridades para um aprofundamento de ações do governo municipal.
Pesquisa realizada com 2.018 usuários do aplicativo De Olho na Consulta, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em 2022, indica que em torno de 80% deles consideraram que o acompanhamento dos agendamentos de consultas ficou melhor com o aplicativo e o acham fácil de utilizar, outros 94% o veem como importante.
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 30 de maio, no próprio aplicativo, em uma parceria do município com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. O Relatório de Consulta Popular – feito pelo Núcleo de Estudos em Estatísticas Sociais (NEES), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj.
Conforme o relatório, algumas das variáveis consideradas que afetam a opinião de qualidade de serviços no De Olho na Consulta são escolaridade, tipo de Unidade de Saúde que realizou o agendamento, percepção do atendimento no posto de saúde e do prazo para a efetiva realização do atendimento. “São detalhes que dizem muito”, observa Zelma. Mais de 80% da amostra foi respondida por mulheres, 82% têm o ensino médio completo e 72,6% possuem renda de até um salário mínimo. “Isso mostra que o aplicativo está sendo usado por quem mais precisa, pois 80% da população jaboatonense é dependente do SUS”.
O aplicativo funciona da seguinte forma: depois que o usuário é inserido no sistema SISREG III (Sistema de Regulação do município), ele poderá acompanhar a sua solicitação de agendamento pelo aplicativo, através de um celular ou pelo site www.deolhonaconsulta.jaboatão.pe.gov.br ou pelo Google Play.
A partir daí, quando o usuário recebe a autorização de sua solicitação, ele só precisa voltar à unidade onde foi feita a marcação para receber uma chave de acesso que lhe permitirá o atendimento para sua consulta ou exame.
FOTO: Chico Bezerra/ PMJG