A Cabra Alada leva a sua magia para as ladeiras de Olinda neste domingo (9)

A Cabra Alada espalha a sua magia pelas ladeiras de Olinda, neste domingo (9)

O Maracatu Fantástico A Cabra Alada, um dos grupos mais emblemáticos da cultura pernambucana, completa três décadas de magia em 2025, marcando sua trajetória de força e resistência no Carnaval de Olinda. Para celebrar a data, a agremiação preparou uma programação especial, que inclui ensaios, cortejos e muita festa. Neste domingo (9), o grupo realiza seu mágico cortejo pelas ladeiras de Olinda, com concentração no Mercado da Ribeira, entre 14h e 16h. O restante da programação pode ser conferido em imagens divulgadas pela organização.

A história do Maracatu Fantástico A Cabra Alada é tão fascinante quanto sua presença no Carnaval. Tudo começou com uma cabra curiosa que, encantada pelas histórias de um papagaio sobre a folia de Olinda, decidiu deixar o Sertão do Araripe e vir para a cidade.

Como o papagaio chegou lá?  Ele foi arrastado pelo vento da Igreja do Varadouro até o sertão. Estrupiado, se recuperou graças ao leite milagroso da cabra. Em troca, contou-lhe sobre a magia do Carnaval. A cabra, então, buscou a ajuda de um feiticeiro da Chapada do Araripe, que lhe deu um par de asas como agradecimento por tê-lo curado no passado. Desde então, a Cabra Alada voou para Olinda e nunca mais voltou ao sertão. Hoje, ela é representada por uma boneca de mais de 2 metros de altura, que desfila majestosamente à frente do Maracatu.

A Cabra Alada foi criada em 1995

Fundada em 1995, a Nação de Maracatu Cabra Alada é uma criação do artista plástico João Neto, responsável pelos figurinos e pela concepção do cortejo, que inclui o Rei e a Rainha do Maracatu, a dama do passo, os Orixás e o corpo de dança. O grupo segue o formato dos maracatus nação, mas sem ligação com terreiros, tendo surgido sob a influência do Mestre Bernardino José, do Maracatu Nação Pernambuco. A percussão, elemento central da agremiação, é composta por alfaias de base, meiões, viradores, gonguês, caixas de guerra (ou tarois) e agbês, que dão vida ao tradicional baque virado.

Além dos cortejos de rua, a Cabra Alada também possui um elenco e repertório de palco, que atualmente está em recesso devido aos preparativos para o Carnaval. A agremiação tem investido na formação de novos integrantes, oferecendo oficinas no semestre anterior à festa. “Vamos fazer um belíssimo Carnaval, com novos integrantes que trazem ainda mais energia para o grupo”, afirma o ex-deputado Paulo Rubem Santiago, um dos fundadores e regente da batucada.

Com três décadas de história, a Nação de Maracatu Cabra Alada se consolida como um símbolo da cultura pernambucana e nordestina, celebrando a tradição e a alegria do Carnaval de Olinda. Sua trajetória é um testemunho da riqueza e da diversidade das manifestações populares do Brasil, que continuam a encantar e inspirar gerações.

Veja a programação de eventos de A Cabra Alada

  1. Ensaio Geral:
    • Data: 16/02 (Domingo)
    • Local: Rua da Guia
    • Horário: 17:00h
  2. Cortejo em Olinda:
    • Data: 09/02 (Domingo)
    • Local: Mercado da Ribeira
    • Concentração: 14:00h
    • Saída: 16:00h
  3. Cortejos no Recife Antigo:
    • Datas:
      • 23/02 (Domingo – semana pré)
      • 02/03 (Domingo)
      • 04/03 (Terça-feira)
    • Local: Rua da Guia – Recife Antigo
    • Concentração: a partir das 14:00h
    • Saída: 17:00h

Veja também:

Quarta-feira de Maracatu, frevo e carnavais saudosos no Recife

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp