OAB-PE promove I Colégio de Presidentes do triênio 2025-2027

Presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella destacou que o Colégio tem um papel essencial na escuta das necessidades da advocacia

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, reuniu as 29 subseções da Ordem para a primeira edição do Colégio de Presidentes do triênio 2025-2027. O encontro, que contou com a participação da diretoria da OAB-PE, foi realizado na sede da instituição, na área central do Recife.

Ao abrir a programação, a presidente da entidade destacou que o Colégio tem um papel essencial na escuta das necessidades da advocacia. “Quem está próximo dos advogados de todas as regiões do Estado são os dirigentes das nossas subseções. Então, o Colégio de Presidentes tem a importante função de trazer as demandas, dificuldades e necessidades das advogadas e advogados do Cais ao Sertão”, enfatizou.

“Vamos trabalhar para que toda a advocacia do Estado se sinta representada, acolhida e fortalecida. A nossa caminhada é lado a lado com a classe. A OAB Pernambuco somos todos nós”, ressaltou Ingrid Zanella.

Já a vice-presidente da OAB-PE, Schamckypou Bezerra, falou sobre a relevância do diálogo na concepção de uma advocacia altiva. “A participação dos presidentes das 29 subseções, é importantíssima para a construção de uma advocacia cada vez mais forte. É com essa escuta que definimos as prioridades a serem trabalhadas por nossa gestão”, disse.

Debate de temas importantes para a OAB-PE

Também presente no encontro, o secretário-geral da OAB-PE, Max Maciel, falou: “Temos a oportunidade de debater temas fundamentais e importantes para toda a categoria do Estado de Pernambuco. Esse é o objetivo ?do nosso 1º Colégio de Presidentes”.

Já o secretário-geral adjunto da OAB Pernambuco, Cláudio Ferreira, destacou: “Hoje começa um processo de congraçamento, de articulação, de coordenação conjunta, para um trabalho em prol da advocacia, sob a liderança da presidente Ingrid”.

“As subsecções têm um papel importantíssimo de potencializar a advocacia do Cais ao Sertão. E enquanto tesouraria, nós também colocaremos nossas demandas para fortalecer, ainda mais, a advocacia em todo o Estado”, enfatizou a tesoureira da OAB-PE, Manoela Alves.

O diretor de Interiorização da OAB Pernambuco, Darlyson Torres, disse estar ansioso para ouvir os presidentes das subseções. “Como diretor de Interiorização, nada mais justo e correto do que a gente ouvir a advocacia, para levar para a mesma, as soluções das problemáticas de cada localidade”, frisou.

“É um dia muito importante, de oitiva e de trocas. Como diretora de apoio à advocacia pública, trago pautas para congregar a advocacia pública e privada”, asseverou a diretora de Apoio à Advocacia Pública da OAB-PE, Fabiana Augusta.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Pedro Silveira, disse: “Estamos começando 2025 com tudo aqui na sede da OAB-PE, recebendo os colegas das subseccionais. Eu tenho certeza de que será um triênio de muita parceria e de muita entrega para a nossa classe”.

“A ESA-PE está presente para ouvir as demandas da classe em todo o Estado e para apresentar projetos inovadores para qualificar toda a advocacia do Cais ao Sertão”, enfatizou o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Carlos Barros.

Também fizeram uso da palavra, a ouvidora-geral, o corregedor-geral e o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PE, Renata Berenguer, Saulo Amazonas e Nelson Barbosa, respectivamente.

No período da tarde, os presidentes das subseções da Região Metropolitana do Recife, das Matas Norte e Sul, do Agreste e Sertão de Pernambuco trocaram experiências por meio de debates.

E, ao final do I Colégio de Presidentes, foi elaborada a Carta do Recife, com registro de voto de aplausos para a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, a primeira mulher a assumir o cargo, nos 93 anos de história da instituição. Assinado pelos presidentes das subseções, o documento reúne uma série de outras demandas e deliberações, como possíveis reformas estruturais em salas de advocacia e subseccionais; instalação de parlatório em presídios; requerimento solicitando o funcionamento de cadeias públicas; instalação de juizados; dentre outras.

Também participaram da programação, os ex-presidentes da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, Bruno Baptista e Jorge Neves. Presentes, ainda, o assessor Especial da Presidência da OAB-PE, Gustavo Henrique de Brito Alves; a vice-presidente do TED, Daniele Freire; além de diretores da CAAPE.

Foto: Vívian Ramos / OAB-PE

Veja também:

Ingrid Zanella nomeia Nelson Barbosa presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp