Com foco no aumento da eficiência de gestão e na melhora contínua da oferta de serviços à população, a Prefeitura do Recife (PCR) enviou, neste sábado (21), projeto de lei à Câmara dos Vereadores para a reestruturação administrativa do Executivo Municipal. A proposta traz inovações que fortalecem o desenvolvimento de políticas públicas e robustecem a governança de diferentes setores do secretariado. Áreas com relação e influências diretas foram reunidas e outras, que demandavam uma priorização de ações específicas, foram destacadas.
Entre as mudanças sugeridas no PL da PCR está a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, que nasce com o objetivo de otimizar a interface entre órgãos e instituições municipais que atuam na organização do cotidiano urbano da cidade. Estarão sob a gestão da nova estrutura o Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP), a Guarda-Municipal do Recife (GMR), a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Pela necessidade de reunir e otimizar processos internos de diversos órgãos do Executivo, a atual estrutura de Administração será elevada à condição de Secretaria e acumulará, além da gestão de pessoas e patrimonial da Prefeitura, o papel de gerir, de maneira compartilhada, as atividades de áreas meio de um conjunto de pastas. A mudança possibilitará mais economia, celeridade e eficiência na atuação organizacional da gestão.
Objetivando aprimorar a escuta territorial, a participação popular e a relação com segmentos da sociedade, a Prefeitura do Recife passará a contar com as Secretarias de Articulação Política e Social e Relações Institucionais, que foram desmembradas da antiga Secretaria de Governo, além da secretaria de Direitos Humanos e Juventude. As novas estruturas irão garantir ainda mais capacidade de resposta e de entregas em conformidade com as demandas apresentadas à gestão municipal.
PCR e a Cultura de Paz
Outra importante mudança proposta na mensagem à Câmara dos Vereadores do Recife é a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz. A estrutura, que integrava a antiga pasta de Segurança Cidadã, atuará de forma mais robusta na promoção de atividades que visam a inclusão, oferta de serviços no território e promoção de políticas integradas de diversas secretarias. A pasta irá abrigar políticas públicas como a rede Compaz, recentemente premiada pela ONU e adotada como referência pelo Governo Federal para outras cidades brasileiras.
Esse conjunto de mudanças foi planejado e proposto para reforçar ações e atividades que já vêm ajudando o Recife a ser uma cidade com cada vez mais entregas com foco na melhoria da qualidade de vida da população. Com isso, a reestruturação chega para potencializar e qualificar serviços, conferindo maior rapidez e precisão na execução das políticas públicas municipais.
Foto: Divulgação/PCR
Secretarias
- Secretaria de Educação
- Secretaria de Saúde
- Secretaria de Infraestrutura
- Secretaria de Assistência e Combate à Fome
- Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional
- Secretaria de Turismo e Lazer
- Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz
- Secretaria de Ordem Pública e Segurança
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento
- Secretaria de Administração
- Secretaria de Planejamento e Gestão
- Secretaria de Articulação Política e Social
- Secretaria de Relações Institucionais
- Secretaria de Habitação
- Secretaria da Mulher
- Secretaria de Esportes
- Secretaria de Finanças
- Secretaria de Cultura
- Secretaria de Meio Ambiente
- Secretaria Transformação Digital, Ciência e Tecnologia
- Secretaria de Projetos Especiais
- Secretaria de Direitos Humanos e Juventude
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico
- Secretaria de Saneamento
Órgãos de apoio e assessoramento:
- Procuradoria
- Controladoria
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