O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fará a diplomação nesta segunda-feira (16) dos eleitos no Recife, Jaboatão, Olinda e Paulista, no Teatro Guararapes, às 16h. Dos 104 que receberão os diplomas, duas realidades distintas: dois prefeitos bem avaliados conquistaram a reeleição de um lado. Do outro, dois gestores eleitos, com apoio velado dos antigos chefes dos Executivos municipais.
Reeleito com o maior percentual da história da capital pernambucana, João Campos colheu frutos de uma gestão bem avaliada, com entregas e um marketing pessoal extremamente azeitado. Mesmo com vantagem, não baixou a guarda na campanha, conquistou a vitória e é apontado como candidato ao Governo em 2026.
O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, assumiu a gestão no meio do mandato e conseguiu imprimir a sua marca na gestão. Fez da rua seu gabinete e foi conquistando a simpatia do eleitorado. Na campanha, só contou com a parceria da primeira-dama, Andrea Medeiros, e só. Nem com a presença da governadora Raquel Lyra, sua aliada, contou. O que poderia aparentar a um isolamento, acabou sendo um trunfo para Mano. Agora, com quatro anos de gestão, pode montar o seu Governo do jeito que quiser, sem dever nada a nenhuma força política.
Dois prefeitos distantes das campanhas
No outros dois municípios, a situação foi o oposto. Em Olinda, Mirella Almeida até começou a campanha tendo o prefeito Professor Lupércio a tiracolo. Mas com 60% de rejeição, foi uma espécie de âncora no primeiro turno, tanto que ela acabou na segunda posição. Na etapa seguinte, Lupércio foi expurgado da campanha e a governadora Raquel Lyra entrou de cabeça na disputa, conseguindo reverter uma eleição que parecia perdida.
No caso de Paulista, sem qualquer condição de disputar a reeleição, com péssima avaliação, o prefeito Yves Ribeiro preferiu correr da disputa para apoiar Ramos. Com a jogada, desmontou o favoritismo de Junior Matuto, que precisava da polarização para manter a dianteira na disputa. Com a saída de Yves, Matuto perdeu o discurso de comparação de gestões, e Ramos pode nadar de braçadas conquistando uma vitória avassaladora, com o apoio da governadora Raquel Lyra.
Assim como Mano Medeiros, os prefeitos eleitos Mirella e, principalmente, Ramos começaram as suas gestões sem dever aos seus antecessores, podendo dar a cara à gestão.
Veja também:
João Campos conquista a maior vitória da história do Recife, com 78,11% dos votos
Reeleito, Mano segue com agenda de rua no 1º dia pós-eleição e população festeja sua vitória
Mirella vence em Olinda, com quase 6 mil votos de frente, numa disputa eletrizante
Ramos vence em Paulista e PSDB conquista maior número de prefeitos no Estado: 32