Sabe aquela corrente do bem que se forma nas mídias sociais quando ocorrem postagens de estímulo à adoção de cães e gatos, sejam em situação de rua, resgatados ou quando o tutor não tem condições de criar os filhotinhos do seu pet? Agora será possível utilizar a plataforma Adota Pet para esta finalidade. A novidade é que, a partir de agora, a população recifense poderá acessar o sistema e cadastrar animais para adoção.
Cada cidadão pode disponibilizar até dois pets na plataforma https://adotapet.recife.pe.gov.br/. Cadastro feito, qualquer pessoa que se interessar pode solicitar a adoção. Aí, será realizada uma chamada de vídeo para que o interessado conheça mais o animal e quem está disponibilizando avalie se quem solicitou está apto para a adoção. Deu certo? Pronto: teremos um pet feliz e com uma nova nova família.
O passo a passo é simples. Deve ser preenchido o formulário com as informações sobre o animal, anexando os comprovantes necessários e fotos para apresentá-lo. É indispensável que o animal seja castrado, vacinado e vermifugado, conforme o disposto na Lei Estadual N° 16.536/19. Após cadastro, a equipe do Adota Pet verificará se as informações estão de acordo com o solicitado.
Se estiver tudo certo, o doador será informado e está quase tudo pronto para a adoção. O próximo passo é informar os dias e horários para a chamada de vídeo e, então, o cão ou gato passa a integrar o catálogo virtual do Adota Pet, estando disponível para adoção.
Na data e horário escolhidos entre as partes será realizada a chamada de vídeo de apresentação. O link será disponibilizado pelo aplicativo, ou seja, basta clicar e realizar a interação. Dando tudo certo, é só entrar na plataforma e alterar o status para “Adotado”. Será aberta nova vaga para cadastrar outro bichinho e esse ciclo de amor, cuidado e respeito pelos animais se reinicia.
Adota Pet vem se consolidando no Recife
A iniciativa da Prefeitura do Recife de adoção de animais a cada dia se consolida, ajudando cães e gatos a encontrarem um lar.
“A grande maioria dos animais aptos para adoção do CVA foram adotados, celebramos parceria com a OAB para tirar dúvidas sobre direitos dos animais, parceria com o Ministério Público Federal para adoção dos gatos que vivem na área externa da instituição e, por fim, passamos a disponibilizar filhotes na plataforma com a garantia da castração no momento devido. Isso tudo demonstra o amadurecimento do Adota Pet ao longo de pouco mais de um ano de funcionamento. Agora damos mais um passo importante, abrindo o sistema para a população recifense”, explica a gestora do Adota Pet, Amanda Santos.
O projeto é um jeito especial e uma experiência nova para tornar a adoção de cães e gatos ainda mais simples e prática. Aliando o uso da tecnologia e a paixão por animais, o Adota PET ajuda a população a encontrar o bichinho ideal.
Após escolher o novo amigo no site, o cidadão pode iniciar o processo de adoção, sendo possível conhecer o PET por chamada de vídeo, sem a necessidade do deslocamento até o local onde o cão ou gato está. Neste momento também será realizada uma entrevista para avaliar se o cidadão está apto a adotar o animal em questão. Depois, formaliza-se o processo por meio de assinatura de um Termo de Responsabilidade e o pet, finalmente, poderá ir para um lar.
Veja também:
PCR inova com tecnologia para avaliar saúde das árvores do Recife