Igarassu é a 1ª cidade de Pernambuco a lançar carteira para pessoas com deficiências ocultas

Igarassu implantará a carteira Girassol nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (4), a partir das 08h, o município de Igarassu se torna a primeira no Estado a implantar a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência Girassol, voltada para pessoas com deficiências invisíveis.

A ação acontece em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (3). Durante a cerimônia, serão ofertados serviços voltados para esse público e realizado o cadastramento para a emissão do documento, que vai ser disponibilizado sem custos.

Sancionada pela prefeita Elcione Ramos no dia 18 de julho, através da Lei Complementar nº 3.600/2024, a medida reforça o compromisso de garantir o acesso aos direitos fundamentais, com foco no atendimento prioritário e na ampliação da visibilidade em situações do cotidiano.

Prefeita Elcione destaca a inclusão em Igarassu

“Igarassu avança para ser uma cidade mais inclusiva e acolhedora, onde ninguém fica invisível,” destacou a prefeita Elcione Ramos.

A Carteira Girassol abrange pessoas com condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), fobias, demência, entre outras. Assim como a Carteira da Pessoa Autista, o objetivo é promover a integração social e facilitar o atendimento prioritário em situações de estresse ou crise.

Segundo a Diretoria de Direitos Humanos do município, o cordão de girassol, símbolo internacionalmente reconhecido para identificar pessoas com deficiências ocultas, tem enfrentado um problema preocupante: o uso indevido por indivíduos sem deficiência em busca de benefícios.

Diante dessa situação, foi criada a Carteira Girassol, uma iniciativa que visa garantir a legitimidade e a segurança das pessoas com deficiência, protegendo seus direitos e assegurando o uso adequado desse símbolo tão importante.

Como obter a Carteira Girassol

A emissão será realizada pela Diretoria de Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Políticas para Pessoa com Deficiência. O agendamento deve ser feito pelo WhatsApp (81) 9 9133-2685.

Documentação necessária:

  • Foto 3×4
  • RG e CPF do solicitante (e do responsável, se for o caso)
  • Comprovante de residência atualizado
  • Laudo médico com CID
  • O prazo para emissão é de até 40 dias e o documento pode ser renovado a cada cinco anos sem custo.

Veja também:

Elcione, prefeita de Igarassu, recebe selo do MPPE sobre transparência nas festas juninas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp