O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, encaminhará nesta segunda-feira (2) para a Câmara dos Vereadores o projeto de lei complementar que trata da reforma administrativa do governo para seu novo mandato. As principais propostas são a criação de 10 Secretarias Municipais, sendo duas delas novas: a Secretaria de Governo e a Secretaria de Planejamento e Gestão e corte de cargos comissionados.
O projeto, bastante estudado e discutido pelo prefeito Mano, observou a realidade financeira do município e os desafios para os próximos anos. Com isso, a proposta apresenta mudanças na estrutura dos órgãos para buscar mais eficiência na máquina administrativa, acelerando entregas e serviços de excelência à população para o próximo quadriênio. Cerca de 65 cargos comissionados também foram extintos.
Mano vê novas secretarias como estratégicas
As duas novas secretarias Municipais terão papéis estratégicos para o novo governo, sendo uma com olhar interno, para a gestão, e outra com olhar externo, para uma maior comunicação e interlocução com a população.
A Secretaria de Planejamento e Gestão será voltada para as ações estratégicas do governo e da gestão, como planejamento e monitoramento de ações e projetos estruturantes e no orçamento do Poder Executivo. Além disso, a Secretaria terá entre suas atribuições a elaboração de projetos e captação de recursos.
A Secretaria de Governo abrange a Gestão Regionalizada, a Articulação Política, a Segurança Cidadã e a Comunicação Institucional e Relações com a Imprensa.
Outras Secretarias permanecem existindo, passando por mudanças significativas em seus organogramas. Um exemplo é a criação da Secretaria Executiva de Habitação e Regularização Fundiária, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, que terá a meta de implantar moradias para a população mais vulnerável.
A Secretaria Executiva de Mobilidade trará melhorias significativas para a movimentação das pessoas e organização da cidade, gerando maior qualidade de vida. Com o Projeto de Lei, Jaboatão dos Guararapes passará a contar com 10 Secretarias Municipais.
Quando comparado a outros municípios, essa é uma das menores estruturas de Secretarias, entre as maiores cidades do Estado. Isso resulta em uma máquina pública enxuta, que trabalha com eficiência e celeridade, repercutindo na economia de recursos públicos e no bom desempenho da gestão.
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