O deputado estadual William Brigido apresentou um importante Projeto de Lei (PL nº 2027/2024) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com foco em medidas preventivas para enfrentar desastres naturais, como enchentes e deslizamentos.
O projeto, que acaba de ser aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, visa fortalecer a infraestrutura urbana de municípios pernambucanos, 76% dos quais foram apontados pelo Tribunal de Contas do Estado como despreparados para lidar com fenômenos climáticos extremos.
O PL busca alterações na Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, determinando que futuros projetos de arquitetura e infraestrutura incluam sistemas de drenagem e escoamento das águas pluviais, visando reduzir alagamentos e a sobrecarga das redes de esgoto.
Para Brigido, realidade do Estado exige resposta
“A realidade climática de Pernambuco exige uma resposta efetiva para garantir segurança e saúde à população”, declarou Brigido. O parlamentar ainda propôs reforços no Comitê Estadual de Enfrentamento das Mudanças Climáticas, incluindo ações preventivas, de resposta e de recuperação para cenários de crise.
Veja também:
3 em cada 4 municípios pernambucanos não estão preparados para desastres naturais