Que Kamala Harris contra Donald Trump, que nada. Eles têm uma eleição acirradinha. Mas quem acompanha a eleição à Prefeitura de Olinda é que tem imprevisibilidade garantida. Uma overdose de pesquisas divulgadas neste sábado (26) aponta empate técnico entre Vinicius Castello (PT) e Mirella Medeiros (PSD) um dia antes do pleito, com vantagem numérica para o petista. Divulgaram levantamentos os institutos Ipespe, Opinião e Datatrends.
Publicado na Folha de Pernambuco, Pesquisa Ipespe aponta, considerando apenas os votos válidos, em que são excluídos os brancos e nulos, vantagem para Vinicius, com 51% dos votos válidos, contra 49% de Mirella. No cenário estimulado com a inclusão de votos brancos e nulos, o candidato petista está com 46% e Mirella 44%. O percentual de entrevistados que disse que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto é de 5%. Os que não sabem ou não responderam também totalizam 5%. Tem o registro PE-03686/2024.
A pesquisa do Instituto Opinião, divulgada no Blog do Magno, apresenta cenário muito parecido.Nos votos válidos, o petista aparece com 51,2%, contra 48,8% da candidata do PSD. Já na estimulada, Vinicius tem 42% e Mirella 40%. Neste cenário, brancos e nulos somam 8,3% e indecisos, 9,7% dos entrevistados.
Por fim, o Datatrends, que na segunda-feira (21) divulgou levantamento apontando Mirella Almeida com 54%, contra 46%, neste sábado (26) apontou empate numérico com 45% entre os dois candidatos.
Decisão em Olinda, só no domingo
Ou seja, é disputa boa, com leve vantagem em favor de Vinicius Castello, mas a eleição só será definida neste domingo, com a boca-de-urna ostensiva, que, apesar de ser proibida pela Justiça Eleitoral, será o instrumento que os dois lados terão para o esforço final, em busca do voto.
Veja também:
Diario de Pernambuco: em Olinda, Vinicius tem 54,46% e Mirella, 45,54%