A Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo) voltará para a Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Muito além de uma promessa de campanha, o anúncio feito na noite desta quarta-feira (2) já é uma promessa cumprida, caso o candidato à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello (PT), seja eleito.
Há cerca de um ano, Vinicius procurou Lu Araújo, a idealizadora do festival, para poder entender como trazer a Mimo de volta para Olinda e desde então manteve um diálogo constante para viabilizar o evento.
“É com muito orgulho que digo que a Mimo voltará já no primeiro ano do meu governo. Esse é um festival grandioso, que sempre foi parte de Olinda, mas que saiu da cidade justamente na gestão do prefeito Lupércio, porque não houve qualquer diálogo, qualquer interesse, qualquer tentativa de fazer com que o evento permanecesse aqui na cidade”, disse Vinicius.
Criado em 2004 na gestão da ex-prefeita e hoje ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), a Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo), tornou-se um festival e se expandiu pelo Brasil e até internacionalmente. No entanto, por falta de incentivo e de compromisso da gestão municipal, a última edição do evento na Marim dos Caetés foi em 2018.
“Voltaremos para Olinda em 2025, estou trabalhando neste sentido desde 2023, pois ficamos muito tristes de comemorar os 20 anos do festival longe da cidade mãe. Vinicius Castelo, ainda como vereador, me procurou buscando entender o que se passava. Tivemos reuniões, antes mesmo de ele se tornar candidato, sempre incentivando esse retorno. Luciana Santos também, ela me ajudou a colocar de pé a Mimo na cidade, sempre entendeu a importância deste evento para Olinda e para a preservação do patrimônio histórico olindense”, revelou Lu.
Ainda de acordo com a idealizadora da Mimo, “trata-se de um retorno muito aguardado”. “Em nossas redes sociais, o público lamenta muito a ausência da Mimo em Olinda até hoje. Já estamos cheios de planos, ideias, conversando com os patrocinadores e estabelecendo parcerias internacionais de peso”, adiantou.
Vinicius destaca promessa cumprida
Vinicius ainda frisou cumprir a promessa de campanha antes mesmo de ser eleito demonstra “a importância dessa candidatura para a retomada do orgulho de ser olindense, de valorizar a cultura e de gerar mais emprego e renda”. “Cumprir com uma proposta de campanha antes de estar eleito só demonstra o poder de articulação que temos e o interesse em trabalhar pra cidade, de fazer com que as pessoas percebam que com vontade, com desejo, com credibilidade, dá pra fazer muita coisa”, finalizou o candidato.
O evento de anúncio do retorno da Mimo ocorreu na noite de quarta, no Casbah, com a presença de Luciana Santos; do diretor do Sistema Nacional do Ministério da Cultura, Júnior Afro; e da secretária Estadual de Cultural do PT Pernambuco, Elza Medeiros. Além de vários trabalhadores, produtores e fazedores da cultura local.
Veja também: