Eleição em Jaboatão vai ser definida no fotochart, e Mano pode levar no 1º turno

Em Jaboatão, o cenário é de indefinição, com Mano podendo levar no primeiro turno e disputa pelo segundo lugar

A disputa pelo comando da Prefeitura de Jaboatão tem uma situação interessante. Pesquisa Ipespe, divulgada nesta terça-feira (1º) na Folha de Pernambuco, aponta que prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PL), está muito próximo de levar no primeiro turno. Por outro lado, se houver uma segunda etapa, o adversário do gestor está completamente indefinido. Ou seja, a corrida eleitoral no segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco será definida, para usar um termo comum no esporte, no photochart (fotografia tirada na linha de chegada e usada para definir o vencedor).

Quando assumiu o comando da prefeitura, Mano Medeiros era visto com desconfiança, por não ter experiência no comando do Executivo. Aos poucos, foi ganhando espaço e gosto pela administração. Fez da rua o seu gabinete e construiu a imagem de gestor, num município considerado cemitério de políticos. Ganhou musculatura e chega a cinco dias da eleição com 40% das intenções de voto e, excluindo brancos e nulos, 49% dos votos válidos, muito próximo da vitória no primeiro turno. E mais, com a gestão aprovada por 60% da população.

Como grande parte da população só entra na eleição na última semana da disputa, Mano pode ser beneficiado pelo voto útil, aquele em que o eleitor vota em quem está liderando a pesquisa.

Outro fator que pode fazer a diferença em favor de Mano é o dia da eleição. Ele está pela primeira vez num cargo, mas já participou de várias campanhas da família Ferreira (ele é concunhado do deputado federal André Ferreira). Ou seja, sabe colocar a equipe na rua no dia da votação para conquistar os indecisos.

No entanto, há, também, uma grande possibilidade de um segundo turno em Jaboatão. Ainda é outra briga. E muito forte. Candidato do PT, Elias Gomes vinha mantendo uma margem tranquila, que garantiria a passagem para uma eventual segunda etapa da disputa. No entanto, vai perdendo espaço nos últimos dias. Isso tem sido registrado, inclusive, em pesquisas internas das campanhas.

Jaboatão talvez seja a cidade da Região Metropolitana do Recife com o maior número de evangélicos, com mais de 35% da sua população. E isso tem feito a diferença em favor de Clarissa Tércio (PP), cujo pai comanda uma das principais igrejas do município, a Novas de Paz. Com um discurso estridente, ela chega a cinco dias da eleição com os mesmos 18% de Elias.

Ou seja, caso a eleição vá para o segundo turno, essa será outra briga boa, que pode ser decidida no dia da eleição. Nesse ponto, o candidato do PT, que já foi prefeito por duas vezes e conhece bem onde buscar os votos, pode levar vantagem.

Indefinição em Jaboatão

É neste cenário que Jaboatão chega à reta final do primeiro turno. Com possibilidade de o prefeito Mano conquistar a vitória logo na primeira etapa, numa vitória personalista, construída ao longo dos meses sentado na cadeira de prefeito, ou uma  eleição em duas etapas, sem a clareza qual será o adversário de Mano Medeiros.

Veja também:

As mexidas no tabuleiro de Jaboatão e Caruaru

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp