O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), reuniu-se na noite dsta terça-feira (24) com artistas e representantes de diversos segmentos da cultura da cidade, em um encontro que reforçou a importância da área para o desenvolvimento social e econômico da capital pernambucana. O ato, realizado no Comitê da Frente Popular, contou com a participação de pessoas ligadas a diversas formas da arte e teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a gestão municipal e o setor cultural para os próximos quatro anos.
O candidato a vice-prefeito na coligação, Victor Marques (PCdoB), também participou do evento. João aproveitou o encontro para anunciar o EduCultura e outros compromissos.
“A gente assumiu a Prefeitura em um momento difícil, na pandemia, e a gente sabia que tinha que fazer o dever de casa. A cultura foi um dos setores que mais sofreu. Trabalhei firme no que estava ao nosso alcance para a área, mas estou aqui hoje para reafirmar aquilo que precisa ser feito. Assumir um compromisso com vocês”, disse João.
João Campos fala dos eixos
“Vamos criar o Programa EduCultura, com base em três eixos. Um é a formação cultural para nossos professores, o outro é a integração de mestres da cultura, de diversas áreas da cultura, na participação desta formação dos nossos professores e também da presença desses mestres dentro da escola pública municipal. E, por último, a criação de um Festival cultural e educacional para a participação de toda a rede”, acrescentou.
No palco do evento, representando as diversas áreas da cultura, falaram Nivaldo Junior, Fabiana Pirro, Carla Valença, Lucas dos Prazeres, Caio Braz, Luna Vitrolira e Maestro Spok, entre outros. Ainda durante o encontro, João Campos garantiu a requalificação de espaços e equipamentos de cultura, destacou a importância da cultura como ferramenta de transformação social e geração de renda, citando exemplos como o Carnaval, do São João e do Ciclo Natalino, que movimentam a economia da cidade e atrai turistas do mundo todo. “E tudo isso que a gente vem apresentar a vocês será na base do diálogo, da conversa com vocês”, acrescentou.
Também presente ao encontro, o candidato a vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), destacou a importância da cultura como força transformadora e reforçou o compromisso da gestão com o setor.
“Essa grande reunião com os fazedores e fazedoras de cultura, além de um momento político muito importante para nossa campanha, reflete o caminho que a gente trilhou para chegar até aqui, com a contribuição de cada um e de cada uma que veio aqui hoje. João, você conseguiu fazer um time que teve a capacidade de ouvir. Eu acredito na capacidade que a Cultura tem de transformar e dar pertencimento a quem vive na cidade e a quem está no território. E vocês terão em mim mais um canal na Prefeitura, alguém que estará com a porta sempre aberta para vocês”, disse Victor Marques.
Participaram ainda a ministra Luciana Santos, a senadora Teresa Leitão (PT), o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), secretários municipais, candidatos a vereador, lideranças comunitárias, entre outros.
Foto: Edson Holanda / Frente Popular do Recife
Veja também:
João Campos participa de reunião com integrantes do movimento Brega