O candidato à Prefeitura de Olinda pelo PT, Vinicius Castello, garantiu que vai pleitear junto do Governo do Estado a implantação da primeira delegacia de combate à intolerância religiosa de Olinda. O anúncio foi feito durante encontro do candidato com integrantes dos povos de terreiro.
“É necessário tratar a intolerância da maneira devida. Respeitar a ancestralidade é fundamental porque a gente vive numa cidade histórica, na qual temos visto um projeto político colonialista completamente nefasto que tem apagado as nossas raízes, que tem apagado da nossa história”, explicou Vinicius.
Vinicius defende respeito ao outro
Ainda de acordo com o candidato, as demandas de todas as religiões são válidas, assim como as de quem não tem religião alguma. “Vou, sobretudo, incluir o respeito ao outro para criarmos uma cidade efetivamente cidadã”, garantiu.
O encontro contou com diversos representantes dos povos de terreiro, como o candidato a vereador Pai Ivo de Xambá (PSOL) e mãe Elza, coordenadora da caminhada de terreiros. “Nosso povo tem direitos, mas não sabe que tem e acaba não denunciando por medo”, pontuou mãe Elza. A candidata a vereadora Eugênia Lima (PT) encampa esse debate.
Vinicius relembrou que seu primeiro projeto aprovado como vereador de Olinda foi o primeiro Estatuto Municipal de Liberdade Religiosa de Pernambuco, além de ressaltar que também é de sua autoria o projeto que deu origem ao Estatuto de Igualdade Étnico-Racial e a lei que proíbe homenagens a ditadores e escravocratas. “Acredito que a construção de cidadania passa por uma cidade antirracista”, afirmou.
Foto: Charles Johnson/Frente Popular de Olinda
Veja também:
No Alto da Sé, Vinicius Castello ouve comerciantes sobre abandono do Sítio Histórico