O candidato do PL à Prefeitura do Recife, Gilson Machado, divulgou nota em que afirma estar sendo vítima de fake news, disparadas pelos adversários. Entitulada de “Não de combate críticas com fake news”, o candidato do PL rebate as informações de que ele teria propagada notícias falsas a respeito do escândalo das creches no Recife, por isso as peças publicitárias teriam sido tiradas do ar. Segundo Gilson, tudo que foi abordado em sua propaganda eleitoral foi com base em fatos verdadeiros.
“A verdade é que houve liminares solicitando a suspensão de algumas peças publicitárias, alegando ofensa. Dessa forma, a Justiça, liminarmente, determinou a suspensão de algumas peças publicitárias para evitar ofensa a pessoas específicas, mas não proibiu a discussão do tema das creches”, diz um trecho da nota.
Veja a íntegra da nota de Gilson
Não se combate crítica com fake news.
“O candidato à Prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), vem por meio desta nota esclarecer que as informações veiculadas sobre ele ter propagado notícias falsas a respeito do escândalo das creches do Recife são incorretas. As notícias abordadas em sua propaganda eleitoral e nas redes sociais são baseadas em fatos verídicos e continuam sendo discutidas.
A verdade é que houve liminares solicitando a suspensão de algumas peças publicitárias, alegando ofensa. Dessa forma, a Justiça, liminarmente, determinou a suspensão de algumas peças publicitárias para evitar ofensa a pessoas específicas, mas não proibiu a discussão do tema das creches. Na realidade, não há fake news nas críticas, visto que o próprio prefeito João Campos (PSB) reconheceu irregularidades nas creches (como confirmou na sabatina JC 90,3).
O candidato Gilson Machado reafirma seu compromisso com a verdade, transparência e justiça. Ele destaca que não se deve combater uma crítica fundamentada em fatos verídicos com alegações de fake news. Gilson continuará investigando e apontando todas as irregularidades, pois, contra fatos, não há fake que resista.
Veja também:
Gilson Machado leva à Polícia denúncias de irregularidades em creches no Recife